As aproximações e contribuições de Norbert Elias para a educação a partir do conceito de interdependência, inter-relação, configuração, poder, habitus social e individualização
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p28-39Palavras-chave:
Nobert Elias, Educação, Grupos, Redes SociaisResumo
Considerando as diversas possibilidades de aproximações possíveis em Norbert Elias, este artigo aponta-nos suas contribuições a partir de uma revisão de literatura. Entre os muitos estudos elisianos, que podem no servir de orientações inspiradoras para pensarmos questões ligadas à educação, aqui neste artigo, interessa-nos seus imprescindíveis e preciosos conceitos de “interdependência”, “inter-relação”, “configuração”, “poder”, habitus e “individualização”, que se valem para o entendimento não só de atitudes, mas também nas ações das malhas e tramas dos grupos e redes sociais.
Downloads
Referências
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1986.
ELIAS, N. Conocimiento y poder. Madrid: La Piquita, 1994a.
ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994b.
ELIAS, N. O processo civilizador: uma história de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994c. v.1.
ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994d. v. 2.
ELIAS, N. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
ELIAS, N. A sociedade de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001a.
ELIAS, N. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001b.
WAIZBORT, L. Elias e Simmel. In: WAIZBORT, L. (Org.). Dossiê Norbert Elias. São Paulo: Edusp, 2001.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-01-04 (2)
- 2021-12-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Docent Discunt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.