As aproximações e contribuições de Norbert Elias para a educação a partir do conceito de interdependência, inter-relação, configuração, poder, habitus social e individualização
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p28-39Palabras clave:
Nobert Elias, Educação, Grupos, Redes SociaisResumen
Este artículo tiene como objetivo desvelar las notas del sociólogo Norbert Elias, cuyos conceptos han mejorado enormemente su percepción entre las relaciones de los individuos y la sociedad, en general. Conceptos esenciales, como: “interdependencia”, “interrelación”, “configuración”, “poder”, “habitus social” e “individualización”, son válidos para la comprensión no solo de las actitudes, sino también en las acciones de las mallas y parcelas de grupos y redes sociales. La imagen de Norbert Elias, así como su importancia vinculada a la Sociología, se correlaciona no solo con su aportación conceptual sino también temática.
Descargas
Citas
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1986.
ELIAS, N. Conocimiento y poder. Madrid: La Piquita, 1994a.
ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994b.
ELIAS, N. O processo civilizador: uma história de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994c. v.1.
ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994d. v. 2.
ELIAS, N. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
ELIAS, N. A sociedade de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001a.
ELIAS, N. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001b.
WAIZBORT, L. Elias e Simmel. In: WAIZBORT, L. (Org.). Dossiê Norbert Elias. São Paulo: Edusp, 2001.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-01-04 (2)
- 2021-12-31 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Docent Discunt
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.