As aproximações e contribuições de Norbert Elias para a educação a partir do conceito de interdependência, inter-relação, configuração, poder, habitus social e individualização
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p28-39Keywords:
Nobert Elias, Educação, Grupos, Redes SociaisAbstract
This article aims to reveal the notes of the sociologist Norbert Elias, whose concepts have greatly improved his perception between the relations of individuals and society, in general. Essential concepts, such as: "interdependence", "interrelationship", "configuration", "power", " social habitus" and "individualization", are valid for the understanding not only of attitudes, but also in the actions of the meshes and wefts groups and social networks. Norbert Elias' image, as well as its importance linked to Sociology, is correlated not only with his conceptual but also thematic contribution.
Downloads
References
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1986.
ELIAS, N. Conocimiento y poder. Madrid: La Piquita, 1994a.
ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994b.
ELIAS, N. O processo civilizador: uma história de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994c. v.1.
ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994d. v. 2.
ELIAS, N. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
ELIAS, N. A sociedade de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001a.
ELIAS, N. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001b.
WAIZBORT, L. Elias e Simmel. In: WAIZBORT, L. (Org.). Dossiê Norbert Elias. São Paulo: Edusp, 2001.
Downloads
Published
Versions
- 2022-01-04 (2)
- 2021-12-31 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Docent Discunt
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.