“Uma nova repartição cultural” para uma história dos cursos de ensino da pedagogia e de ensino da matemática em malanje, angola

Autores

  • Damião de Almeida Manuel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)
  • Rosane Michelli de Castro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)
  • Elijane dos Santos Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01608

Palavras-chave:

História da educação, Repartição cultural, Pedagogia, Ensino de matemática, Malanje, Angola

Resumo

Objetivo: Este artigo examina o desenvolvimento histórico dos primeiros cursos de licenciatura em Ciências da Educação em Malanje, Angola, de 2011 a 2016, com o objetivo de delinear as escolhas teóricas e metodológicas para a pesquisa histórica em contextos educacionais dentro de um contexto geopolítico específico.

Métodos: A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa através da análise documental e metodologia histórica, incorporando uma ampla gama de fontes, desde artigos de jornal até decretos oficiais. O estudo baseia seu arcabouço teórico no conceito de “Nova Repartição Cultural” de Michel de Certeau, enfatizando o papel da perspectiva do pesquisador na documentação histórica.

Resultados: A análise destacou a criação e evolução dos programas de ensino da pedagogia e matemática na Escola Superior Politécnica de Malanje. Identificou documentos-chave e representações midiáticas que influenciaram a percepção pública e o desenvolvimento de políticas em reformas educacionais.

Conclusões: O estudo sublinha a importância da integração da repartição cultural na historiografia da educação, fornecendo uma compreensão matizada de como as reformas educacionais e os desenvolvimentos de programas são documentados e percebidos. Também aponta o papel significativo das narrativas governamentais e midiáticas na formação de políticas e práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damião de Almeida Manuel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)

Doutorando na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil). Professor Assistente Estagiário do Instituto Politécnico de Malanje – IP na Universidade Rainha Njinga a Mbande – URNM, (Angola).

Rosane Michelli de Castro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil). Professora associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, São Paulo. 

Elijane dos Santos Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista - Unesp Faculdade de Filosofia e Ciências Marília – São Paulo, (Brasil).

Referências

ANGOP, A. Reitor da Universidade Lueji A’Nkonde anuncia criação de comissão instaladora”. Agência Angola Press, 27 de Maio, 2011, Educação. Disponível em: http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2011/4/21/Reitor-Universidade-Lueji-nkonde-anuncia-criacao-comissao-instaladora,88aa2cd1-6900-4974-b580-a89d18ddec64.html. Acesso em: 13. Nov. 2019.

ANGOP, A. Criada comissão de gestão dos cursos de ciências de educação, Agência Angola Press, 12 de Janeiro, 2012, educação. Disponível em: http://m.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2012/0/2/Criada comissao-gestao-dos-cursos-ciencias-educacao,04ccb795-a17f-455e-846c a6f334429192.html. Acesso em: 14 nov. 2019.

ANGOP, A. Escola superior politécnica de Malanje realiza II jornadas científicas. Agência Angola Press, 03 de Janeiro, 2013. Disponível em: https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2013/8/37/Estudantes-universitarios-jornadas-cientificas,872a0e48-a83b-43a7-8913-9712221259b3.html. Acesso em: 13 de Nov. 2019.

ANGOP, A. Escola Superior Politécnica poderá implementar novos cursos. Agência Angola Press, 25 de Março, 2013. Disponível em: http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2013/11/50/Malanje-Escola-Superior-Politecnica-podera-implementar-novos-cursos,0c68fb37-7725-4200-b283-e29d1c159156.html. Acesso em: 13 nov. 2019.

ANGOP, A. Escola Superior Politécnica com mais cursos. ANGOP, 11 de Dezembro, 2013. Disponível em: http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2013/2/13/Escola-Superior-Politecnica-com-mais-cursos,8daaaeed-f906-4596-ac99-cab24a0f2c5c.html. Acesso em: 13 nov. 2019.

ANGOP, A. Escola Superior Politécnico de Malanje conta com mais de 400 vagas. Agência Angola Press, 09 de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2014/0/2/Escola-Superior-Politecnico-Malanje-conta-com-mais-400-vagas,4ea7f8f8-8905-4f79-8eb7-5becba2dc5df.html Acesso em: 13 nov. 2019.

ANGOP, A. Escola politécnica de Malanje lança 345 finalistas no mercado. Agência Angola Press, 12 de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2016/0/2/Escola-Politecnica-Malanje-lanca-345-finalistas-mercado,735e1ef3-390f-4997-96cd-691101bbf04a.html. Acesso em: 13 nov. 2019.

ANGOP, A. Mais de 200 novos licenciados recebem diplomas. Agência Angola Press, 15 de Abril, 2016. Disponível em:https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2016/3/15/Malanje-Mais-200-novos-licenciados-recebem-diplomas,29258bb1-0e7f-437f-bc90-157dd3387f03.html. Acesso em: 13 nov. 2019.

CURIHNGANA, F. Malanje tem mais cursos de licenciatura. Jornal de Angola, 12 de fevereiro, 2011. Disponível em: http://jornaldeangola.sapo.ao/reportagem/malange__tem_mais_cursos_de_licenciatura. Acesso em 12 nov. 2019.

______. Pedagogia e Matemática na escola Amílcar Cabral. Jornal de Angola: 17 abr. 2012, Sociedade. Disponível em: http://jornaldeangola.sapo.ao/provincias/malanje/pedagogia_e_matematica_na_escola_amilcar_cabral. Acesso 20 de nov. 2019.

______. Universidade Lueji A’Nkonde dá os diplomas a centenas de licenciados. Jornal de Angola, 21 abr. 2016. Disponível em: http://jornaldeangola.sapo.ao/reportagem/universidade_lueji_a_nkonde_da_os_diplomas_a_centenas_de_licenciados. Acesso em 13 nov. 2019.

CERTEAU, Michel de. A operação histórica. In: LE GOFF, J.; NORA, P. (Org.). História: novos problemas. 2. ed. Tradução: Theo Santiago. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. p. 17-48.

MANUEL, Damião de almeida. Os primeiros cursos de licenciatura em ciências da educação de Malanje-Angola (2011-2016): uma história dos cursos de Ensino da Pedagogia e de Ensino da Matemática, e suas adequações à Escola Superior Politécnica de Malanje – ESPM. 2021. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2021. Orientadora: Dra. Rosane Michelli de Castro.

MANUEL, Damião de Almeida. A criação dos primeiros cursos de licenciatura em ciências da educação na província de Malanje, Angola: uma história por meio dos documentos normativos. Revista Docent Discunt, SP, v. 1, n. 2, p. 34-44, 2º. 2020. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1306/1228. Acesso em: 18 out. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

MANUEL, D. de A.; DE CASTRO, R. M.; SILVA, E. dos S. “Uma nova repartição cultural” para uma história dos cursos de ensino da pedagogia e de ensino da matemática em malanje, angola. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01608, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01608. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1608. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos