Conhecimento sobre primeiros socorros entre adolescentes no ensino médio em escolas públicas: estudo transversal

Autores

  • Delfânia Pimenta da Silva Machado Centro Universitário Luterano de Palmas - (CEULP/ULBRA), Tocantins, (Brasil).
  • Simone Sampaio da Costa Centro Universitário Luterano de Palmas - (CEULP/ULBRA), Tocantins, (Brasil).
  • Anselmo Cordeiro de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil) https://orcid.org/0000-0002-0156-716X
  • Liliany da Silva Neres Faculdade Adventista da Bahia - FADBA, Bahia, (Brasil)
  • Priscila de Assis Amaro Cavilha Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)
  • Cristina Zukowsky-Tavares Centro Universitário Adventista de São Paulo  - UNASP, São Paulo, (Brasil)
  • Elias Ferreira Porto Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01588

Palavras-chave:

Adolescentes, Educação Básica, Ensino Médio, Primeiros Socorros, Emergências, Educação em Saúde, Promoção da Saúde

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento sobre primeiros socorros entre adolescentes do ensino médio em escolas públicas estaduais no município de Palmas, Estado de Tocantins, Brasil.

Métodos: Este é um estudo transversal, quantitativo e descritivo, realizado em três escolas da zona urbana de Palmas, localizadas nas regiões central, norte e sul. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado elaborado pelos pesquisadores, abordando conhecimentos e condutas em situações de urgência e emergência. Participaram 51 estudantes, com idades entre 16 e 18 anos, todos cursando o 3º ano do ensino médio.

Resultados: Dos 51 estudantes, apenas 13,73% relataram ter recebido algum treinamento em primeiros socorros, e destes, somente 14,29% afirmaram sentir-se preparados para prestar atendimento em qualquer situação de emergência. O SENAI foi o local mais mencionado para a realização do treinamento (66,67%), seguido pela própria escola (16,67%). Mais de 30% dos estudantes presenciaram situações em que outras pessoas perderam a consciência, mas apenas 25% deles chamaram socorro especializado. Além disso, 13,73% dos entrevistados declararam não saber reconhecer sinais vitais, e cerca de 23% não conhecem o serviço de emergência.

Conclusões: Os resultados indicam que os adolescentes possuem conhecimentos superficiais ou incorretos sobre a prestação de primeiros socorros. O estudo sugere a necessidade de incorporar o tema de primeiros socorros nos projetos curriculares do ensino médio, através de propostas intersetoriais integradas à promoção da saúde na escola.

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Biografia do Autor

Delfânia Pimenta da Silva Machado, Centro Universitário Luterano de Palmas - (CEULP/ULBRA), Tocantins, (Brasil).

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - (CEULP/ULBRA), Tocantins, (Brasil).

Simone Sampaio da Costa, Centro Universitário Luterano de Palmas - (CEULP/ULBRA), Tocantins, (Brasil).

Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo. Docente no Centro Universitário Luterano de Palmas - (CEULP/ULBRA), Tocantins, (Brasil).

Anselmo Cordeiro de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Univeritario Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil). Empreendendor, assessor e pesquisador independente, com foco em metodologias interdisciplinares de pesquisa, tecnologias educacionais intersetoriais e aplicações na promoção e educação em saúde, e em temas com intersecções teológicas e religiosas.

Liliany da Silva Neres, Faculdade Adventista da Bahia - FADBA, Bahia, (Brasil)

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia - FADBA, Bahia, (Brasil). Gestora de Saúde Coorporativa da empresa Sete Junior da Faculdade Adventista da Bahia - FADBA, Bahia.

 

 

Priscila de Assis Amaro Cavilha, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Enfermeira

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo  - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo, (Brasil). Docente do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo.

Elias Ferreira Porto, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, (Brasil). Docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

PIMENTA DA SILVA MACHADO, D.; SAMPAIO DA COSTA, S.; SOUZA, A. C. de; NERES, L. da S.; CAVILHA, P. de A. A.; ZUKOWSKY-TAVARES, C.; PORTO, E. F. Conhecimento sobre primeiros socorros entre adolescentes no ensino médio em escolas públicas: estudo transversal. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01588, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01588. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1588. Acesso em: 21 nov. 2024.

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