Docent Discunt

Edição Atual

v. 2 n. 2 (2021)
Publicado em dezembro 31, 2021
Gestão e Inovação nos Desafios Atuais e Futuros da Educação

O estudo sobre as condições de oportunidades sociais, políticas públicas e maneiras de organizar o percurso educativo de uma nação, faz-se em grande parte em instituições ou agências que aferem o grau de maturidade de tais preocupações e o planejamento para o seu aperfeiçoamento ou não, são universidades, agências externas, instituições multilaterais dentre outros; cujos “achados” são socializados por documentos de distintas formas ou objetivos. Para o propósito do presente Dossiê Temático, “Gestão e Inovação nos Desafios Atuais e Futuros da Educação”, a Docent Discunt reúne um conjunto de artigos selecionados, cujo conteúdo recortado abre lampejos para discussões sociais profundas, problematizações e encaminhamentos para se pensar as agendas, práxis e encaminhamentos da educação em sua contextualização social na e para além-fronteiras.

Edição completa
PDF

Artigos

Anselmo Cordeiro de Souza, Carollina Martins Malta, Simone Sampaio da Costa, Cristina Zukowsky-Tavares, Elias Ferreira Porto
14-27
Primeiros Socorros para profissionais da Educação Infantil: Um estudo quase-experimental
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p14-27
PDF
Jefferson Antonio do Prado
28-39
As aproximações e contribuições de Norbert Elias para a educação a partir do conceito de interdependência, inter-relação, configuração, poder, habitus social e individualização
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p28-39
PDF
Milton L. Torres
40-48
A Contribuição de Galeno de Pérgamo para a História da Educação
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p40-48
PDF
Stella de Mello Silva, Claudeci de Souza Polceno, Rodrigo Oliveira Cabral da Silva
49-59
A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p49-59
PDF
José Márcio Silva Barbosa
60-76
Contribuições para o repensar a liderança e a inovação na gestão escolar
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p60-76
PDF
Renata Andrade Perão, Virginia Mara Próspero da Cunha
77-89
O atendimento educacional especializado: : um complemento na formação dos alunos da Educação Especial
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p77-89
PDF
Angela Martins
90-105
Ações afirmativas no Instituto Federal de São Paulo: análise de fontes documentais
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p90-105
PDF
Tatiane Aparecida Batista, Cristovam da Silva Alves
106-117
Percepção dos professores de Enfermagem acerca do uso de Metodologias Ativas
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p106-117
PDF
Adriana Teixeira Reis
118-124
Reflexões acerca da formação de diretoras e diretores de uma rede municipal de ensino
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p118-124
PDF
Mariana Luize dos Santos, Washington Cesar Shoiti Nozu
125-140
Construção das políticas de educação especial inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p125-140
PDF
Luciana Vitor Cury, Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
141-162
Pedagogia e Políticas Públicas de Educação: intersecção dos campos
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p141-162
PDF
Joene Vieira-Santos, Estevão Schultz Campos
163-174
Projeto Interdisciplinar entre Psicologia e Direito: Oficina de Produção de Conhecimento
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p163-174
PDF
Fernanda Evelin Camarço de Souza, Sandra Lucia Ferreira, Luiz Dalmacir da Silveira
175-183
Estudos e pesquisas sobre avaliação institucional no Brasil: um estudo correlato
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p175-183
PDF
Ver Todas as Edições