Tecnologias e ensino-aprendizagem: realidade de marajá do sena - ma
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01667Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino-Aprendizagem, Recursos, TecnologiaResumo
Objetivo: O paradigma tecnológico que tem como cerne as tecnologias da informação e comunicação infere implicações em todos os aspectos da vida na sociedade do conhecimento. Na educação, ele apresenta desafios para a comunidade escolar, propiciando novas estratégias para o ensino aprendizagem. O estudo sobre a inserção das tecnologias no ensino-aprendizagem em uma escola de educação básica no município de Marajá do Sena, no Maranhão, tem como objetivo analisar como a tecnologia está sendo utilizada no cotidiano escolar e suas implicações na aprendizagem dos alunos.
Metodologia: A partir de uma abordagem qualitativa adotou-se o percurso metodológico tendo como base teórica Kenski (2007), Freire (1995) e Moran (2000), que ofereceram a fundamentação necessária para conhecer acerca do uso das tecnologias no ensino e o processo pedagógico. Na pesquisa de campo realizou-se observação e entrevistas com os professores e gestor da escola.
Resultados: Evidenciou-se que os professores fazem uso das tecnologias no ensino e que a aprendizagem é facilitada por esses recursos.
Conclusões: Há a necessidade de que a escola participe de programas de inclusão digital de forma a obter mais recursos tecnológicos, e integrar redes de apoio para parcerias na formação continuada para aperfeiçoamento dos professores no que se refere o uso de tecnologias no ensino aprendizagem.
Downloads
Referências
BENTO, Luciana; BELCHIOR, Gerlaine. Mídia e Educação: o uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v.1, edição especial, p.334-343, set./dez. 2016.
BIANCHETTI, Roberto Gerardo. Educação de qualidade: um dos dilemas fundamentais para a definição das políticas educativas. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 233-258, jul. 2008.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Aplicativos de interação em sala de aula: análise de três possibilidades pedagógicas com recursos digitais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3313. Acesso em: 22 jun. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Pesquisa revela dados sobre tecnologias na educação. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-dados-sobre-tecnologias-nas-escolas. Acesso em: 09 jun. 2024.
FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Editora Vozes, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
LIMA, Marilia Freires de; ARAÚJO, Jefferson Flora Santos de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, [Rio de Janeiro], v. 21, n. 23, 22 jun. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em: 20 jun. 2024.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2000.
NUNES, Jackeline de Freitas; DIAS, Ilzeni Silva. As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 12, n. 1, p.204-226, 29 jan. 2019. Disponível em: https://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10753. Acesso em: 15 ago. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 32. ed. São Paulo: Autores Associados, 1999.
SILVEIRA, Laelson Santos da; SANTOS, Raul Teruel dos. Formação de professores e o uso das tecnologias digitais na sala de aula. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/26785. Acesso em: 15 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Docent Discunt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.