Tecnologias e ensino-aprendizagem: realidade de marajá do sena - ma

Autores

  • Jackeline de Freitas Nunes Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Maranhão, (Brasil)
  • Ingrid Sousa Carneiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Maranhão, (Brasil)
  • Ricardo Carvalho Bezerra Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Maranhão, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01667

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino-Aprendizagem, Recursos, Tecnologia

Resumo

Objetivo: O paradigma tecnológico que tem como cerne as tecnologias da informação e comunicação infere implicações em todos os aspectos da vida na sociedade do conhecimento. Na educação, ele apresenta desafios para a comunidade escolar, propiciando novas estratégias para o ensino aprendizagem. O estudo sobre a inserção das tecnologias no ensino-aprendizagem em uma escola de educação básica no município de Marajá do Sena, no Maranhão, tem como objetivo analisar como a tecnologia está sendo utilizada no cotidiano escolar e suas implicações na aprendizagem dos alunos.

Metodologia: A partir de uma abordagem qualitativa adotou-se o percurso metodológico tendo como base teórica Kenski (2007), Freire (1995) e Moran (2000), que ofereceram a fundamentação necessária para conhecer acerca do uso das tecnologias no ensino e o processo pedagógico. Na pesquisa de campo realizou-se observação e entrevistas com os professores e gestor da escola.

Resultados: Evidenciou-se que os professores fazem uso das tecnologias no ensino e que a aprendizagem é facilitada por esses recursos.

Conclusões: Há a necessidade de que a escola participe de programas de inclusão digital de forma a obter mais recursos tecnológicos, e integrar redes de apoio para parcerias na formação continuada para aperfeiçoamento dos professores no que se refere o uso de tecnologias no ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Jackeline de Freitas Nunes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Maranhão, (Brasil)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, São Paulo, (Brasil). Membra do grupo de pesquisa comunicação científica do departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, , Maranhão. Professora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Ingrid Sousa Carneiro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Maranhão, (Brasil)

Graduada em Letras – Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Faculdade Waldir Filho - FWF, Maranhão, (Brasil). Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão no Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Ricardo Carvalho Bezerra, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Maranhão, (Brasil)

Graduando do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA no Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Maranhão, (Brasil).

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

DE FREITAS NUNES, J.; SOUSA CARNEIRO, I.; CARVALHO BEZERRA, R. Tecnologias e ensino-aprendizagem: realidade de marajá do sena - ma. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01667, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01667. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1667. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos