O cefam - centro específico de formação e aperfeiçoamento do magistério, “prof. odinir magnani” e alguns aspectos históricos da disciplina de didática: demandas para a formação de professores das décadas entre 1980 e 2000

Autores

  • Cristina Carrasco Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília da Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, (Brasil)
  • Rosane Castro Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília da Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n1.pe01606

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, História da disciplina de Didática

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo é localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar e analisar aspectos constitutivos da disciplina de Didática no Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM. A pesquisa busca contribuir para a história dessa disciplina e seu impacto na formação de professores no Brasil, especificamente no CEFAM "Prof. Odinir Magnani" em Tupã-SP, das décadas de 1980 a 2000.

Métodos: A pesquisa utilizou metodologias e procedimentos históricos, incluindo a sistematização de materiais documentais diversos. Foram coletados dados e informações de fontes bibliográficas e do corpus documental relacionados à disciplina de Didática no CEFAM em Tupã-SP.

Resultados: Os resultados indicam que a disciplina de Didática no CEFAM teve um papel significativo na formação de professores, enfatizando os conhecimentos técnico-pedagógicos a serem utilizados pelos futuros educadores. O estudo também destacou como a disciplina contribuiu para o desenvolvimento global dos alunos e para a valorização do papel do educador dentro do sistema educacional.

Conclusões: O estudo conclui que a disciplina de Didática no CEFAM de Tupã-SP, durante o período analisado, foi crucial na formação das práticas pedagógicas e nos valores educacionais dos professores. A pesquisa contribui para a compreensão do desenvolvimento histórico da formação de professores no Brasil, particularmente no contexto do CEFAM.

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Biografia do Autor

Cristina Carrasco, Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília da Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, (Brasil)

Mestranda em Educação vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE na Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília da Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, (Brasil).

Rosane Castro, Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília da Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Educação pela Doutorado em Educação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, (Brasil). Docente permanente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE  na Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo. 

 

 

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

CARRASCO , C. M. D. G. .; CASTRO, R. M. de. O cefam - centro específico de formação e aperfeiçoamento do magistério, “prof. odinir magnani” e alguns aspectos históricos da disciplina de didática: demandas para a formação de professores das décadas entre 1980 e 2000. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 1, p. e01606, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n1.pe01606. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1606. Acesso em: 22 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos