Ensino da Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista

Autores/as

  • Emmanuel Zullo Godinho Colégio Agrícola de Palotina
  • Helio Vagner Gasparotto Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v3.n1.p22-33

Palabras clave:

Ensino de matemática, Autismo, Inclusão Educacional, Método TEACCH

Resumen

A discussão das formas e metodologias para a aplicação do ensino de matemática bem como a questão da inclusão social dos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista se faz necessária, pois há necessidade desses alunos em adquirir habilidades para o aprendizado da educação formal. O aluno autista enfrenta muitas dificuldades na aprendizagem, pois há uma falta de metodologia correta e concisa adaptada às suas necessidades. O objetivo central deste trabalho é proporcionar uma reflexão sobre o Método TEACCH dentro do ensino da matemática ao autista. Para a realização deste trabalho, foi efetuada uma pesquisa de caráter bibliográfico sobre os aspectos mais relevantes e significativos do Método TEACCH, assim como seus benefícios ao se trabalhar com crianças autistas. Conclui-se, então, que o método em questão facilita a aprendizagem dessas crianças de forma específica, possibilitando uma maior ampliação dos seus conhecimentos matemáticos e, consequentemente, uma maior interação com seu meio social.

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Publicado

2022-10-03

Cómo citar

GODINHO, E. Z.; GASPAROTTO, H. V. Ensino da Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 3, p. 22–33, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v3.n1.p22-33. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1510. Acesso em: 21 nov. 2024.