As Lições Fundamentais da Vida Aprendidas na Educação Infantil: Uma Relação entre Cuidado e Educação na Primeira Infância
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Palavras-chave

educação infantil
primeira infância
cuidado e teoria histórico-cultural
desenvolvimento integral

Como Citar

TEIXEIRA, M. F.; SIMÕES GIROTTO, C. G. G. As Lições Fundamentais da Vida Aprendidas na Educação Infantil: Uma Relação entre Cuidado e Educação na Primeira Infância. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 6, n. 00, p. e01974, 2025. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v6.n00.pe01974. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1974. Acesso em: 14 out. 2025.

Resumo

Objetivo: Explorar como a relação entre cuidado e educação contribui para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, analisando teoricamente como as práticas cotidianas afetuosas promovem vínculos significativos e aprendizagem.

Método: Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental, desenvolvida no contexto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com base na Teoria Histórico-Cultural, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI) e na LDB/1996.

Resultados: As análises revelaram que os momentos de cuidado, como alimentação, higiene e brincadeira, são fundamentais para a construção da identidade, autonomia e inteligência infantil, desde que mediados de forma intencional e afetiva pelo educador. O ambiente educativo e o vínculo interpessoal foram identificados como pilares da aprendizagem significativa.

Conclusão: A integração entre cuidado e educação é essencial para uma pedagogia humanizadora na primeira infância. O professor atua como mediador do conhecimento e promotor de vínculos, tornando cada momento da rotina uma oportunidade de desenvolvimento integral e afetivo.

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v6.n00.pe01974
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