Primeiros Socorros para profissionais da Educação Infantil

Um estudo quase-experimental

Autores

  • Anselmo Cordeiro de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. http://orcid.org/0000-0002-0156-716X
  • Carollina Martins Malta Centro Universitário Luterano de Palmas.
  • Simone Sampaio da Costa Centro Universitário Luterano de Palmas / Centro Universitário Adventista de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-9270-4192
  • Cristina Zukowsky-Tavares Centro Universitário Adventista de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-8137-3962
  • Elias Ferreira Porto UNASP

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p14-27

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Educação e Saúde, Educação infantil, Capacitação de professores, Serviços de saúde escolar, Promoção de saúde, Colaboração intersetorial

Resumo

Apesar do conhecimento do educador sobre primeiros socorros (PS) ser indispensável, especialmente na educação infantil, este tem sido relatado como insuficiente em algumas localidades. De modo que este artigo objetivou investigar o conhecimento de profissionais da educação infantil sobre PS, e avaliar os resultados da implementação de uma intervenção em educação em saúde, para capacitação dos educadores na área de urgência e emergência em um berçário privado no município de Palmas, estado de Tocantins, Brasil. Trata-se de investigação quase-experimental, não randomizada, baseada em observação (O) na pré-intervenção; intervenção (I) e observação (O) na pós-intervenção – modelo OIO). As observações pré e pós-intervenção foram realizadas por meio de um questionário semiestruturado para avaliação do conhecimento dos professores a respeito de conceitos e algumas das principais manobras de suporte básico de vida no contexto da educação infantil. A intervenção foi orientada pelo mesmo roteiro e conduzida pelo desenvolvimento de aulas teórico-práticas dialógicas e expositivas, realizadas por uma semana, com duração de 90 minutos por dia. Destacamos que, de forma geral, os profissionais não se sentiam preparados para lidar com urgências. Na observação pré-intervenção quase sempre houve prevalência ou grande proporção de respostas inadequadas em relação à abordagem aos acidentes e à vítima de acidente no contexto dos PS no âmbito da educação infantil. Ainda foi constado, após a intervenção, melhor adequação na maior parte dos questionamentos, bem como a indicação da menor frequência de incidentes e uma disposição mais confiante dos professores para prestar PS. Logo, é essencial aos profissionais da educação infantil que o treinamento em PS esteja previsto no currículo em sua formação inicial e continuada para efetiva promoção da saúde escolar e prevenção de lesões acidentais.

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Biografia do Autor

Anselmo Cordeiro de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

Teólogo pelo Seminário Adventista Latino Americano de Teologia,  Pedagogo pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, Graduando em Educação Física pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Mestre em Promoção da Saúde pelo UNASP.

Carollina Martins Malta, Centro Universitário Luterano de Palmas.

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Palmas

Simone Sampaio da Costa, Centro Universitário Luterano de Palmas / Centro Universitário Adventista de São Paulo

Enfermeira, Mestra em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Atualmente docente do Centro Universitário Luterano de PalmasCEULP/ULBRA.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Egressa da Faculdade Adventista de Educação/ atual Centro Universitário Adventista de São Paulo, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e Pós Doutorado em Educação pela FE/USP. Atua como docente do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

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Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2022-01-04

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Como Citar

SOUZA, A. C. de; MARTINS MALTA, C. .; COSTA, S. S. da; ZUKOWSKY-TAVARES, C.; FERREIRA PORTO, E. Primeiros Socorros para profissionais da Educação Infantil: Um estudo quase-experimental. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, p. 14–27, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p14-27. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1328. Acesso em: 28 mar. 2024.