O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p60-70

Palavras-chave:

Educação, Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo, de cunho bibliográfico, traz, em seu bojo, os efeitos do uso das
metodologias ativas nas práticas de ensino e aprendizagem. A difusão do uso de tecnologias tem gerado transformações no âmbito da educação e as práticas pedagógicas tradicionais ainda são utilizadas com muita frequência. Como alternativa à prática tradicional, surgem as metodologias ativas, que possibilitam ao estudante atuar de maneira ativa na construção de seu conhecimento. Objetiva-se aprofundar teoricamente as reflexões sobre a formação docente e as crenças no processo de formação, apontando as possibilidades e os benefícios no uso das metodologias ativas. Uma vez que o contexto atual é de pandemia mundial do novo coronavírus, e as desigualdades do sistema educacional brasileiro ficaram mais evidentes, os recursos tecnológico-pedagógicos contemporâneos, mostram-se fundamentais nas ações dos docentes para que os alunos não tenham maior prejuízo no seu
processo de construção dos saberes.

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

BATISTA, L. M. B. M.; DA CUNHA, V. M. P. O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 1, p. 60–70, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p60-70. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1369. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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Artigos