early childhood education: practices with body movements in the covid pandemic 19
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01666Keywords:
Body movements, Teaching practice, Early childhood education, Pandemic. Covid-19Abstract
Objective: This study examines how the COVID-19 pandemic affected early childhood education teachers' strategies for incorporating body movement activities, based on Historical-Cultural Theory.
Methods: The research involved qualitative content analysis of interviews with early childhood education teachers, focusing on the challenges and adaptations made during the pandemic.
Results: The findings indicate that despite teachers' efforts to maintain developmental activities, significant challenges arose due to isolation, such as lack of physical space, materials, and parental knowledge to assist with activities. These challenges were more evident when children returned to in-person classes, showing motor difficulties.
Conclusion: The pandemic highlighted the importance of physical activities in child development and the need for better support structures to enable effective learning during crises.
Downloads
References
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista brasileira de estudos pedagógicos, [S.l.], v. 94, p. 299-322, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y7jvCHjksZMXBrNJkqq4zjP/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 09 jun. 2022.
ALVES, F. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. O QUE É PSICOMOTRICIDADE. 2019. Disponível em: <https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/>. Acesso em: 04 jun. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Emendas Constitucionais de Revisão. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 15 maio 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. São Paulo: Saraiva, 1996.
CADIMA JUNIOR, P. C.; AZEVEDO, H. H. O. DE. Aprendizagem e desenvolvimento: as teorias psicológicas e o trabalho pedagógico intencional na educação infantil. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 234-260, 2023. Disponível em: <https://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/30297>. Acesso em: 25 set. 2023.
CADIMA JUNIOR, P. C. Desenvolvimento psicomotor. 1. ed. Curitiba: IESDE, 2024
CAMPÃO, D. S.; CECCONELLO, A. M. A contribuição da educação física no desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 13, n. 123, p. 1-29, 2008. Disponível em: <https://efdeportes.com/efd123/a-contribuicao-da-educacao-fisica-no-desenvolvimento-psicomotor-na-educacao-infantil.htm>. Acesso em: 02 jun. 2022.
CASTRO, S. de. O Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores: uma leitura histórico-cultural para ressignificar as práticas pedagógicas. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
CHAVES, M.; FRANCO, A. de F. Primeira infância: educação e cuidados para o desenvolvimento humano. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. São Paulo: Autores Associados, 2016.
COSTA, D. S. da. Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
FIN, G.; BARRETO, D. B. M. Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina. Unoesc & Ciência - ACBS, Joaçaba, v. 1, n. 1, p. 5-12, 2010. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/47#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20dos%20dados%20deste,de%20atraso%20de%2015%20meses>. Acesso em: 04 jun. 2022.
FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N. da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual,1997.
FONSECA, V. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. 2. ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012.
FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?lang=pt>. Acesso em: 04 jun. 2022.
FURLANETI, D. da S.; TASSONI, E. C. M. Leitura e escrita na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças. Horizontes, [S.l.], v. 38, n. 1, 2020. Disponível em: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1006>. Acesso em: 14 jan. 2023.
GONÇALVES, F. A. A neurociência sob o olhar da Psicomotricidade. Editora Cultural: São Paulo, 2019.
MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. São Paulo: Autores Associados, 2016.
MARTINS, M. N. F.; CARVALHO, M. V. C. Educação Infantil e alfabetização o debate sobre o lugar da atividade de brincar. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 25, 2020. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/5720/572064945029/html/>. Acesso em: 06 jun. 2022.
MARTINS, I. C.; SILVA, B. da; GAIO, R. C. Cuidar da vida da criança na escola: tempo e espaço para o brincar e para o movimento. In: BENTO, J. O. (org.). Cuidar da casa comum: da natureza, da vida, da humanidade. Oportunidades e responsabilidades do esporte e da educação física. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, v. 2, 2018.
MOURA, V. F. S.; LIMA, C.; PEDRA, M. F. P. A.; SANTOS, A. M. X. A importância da formação continuada para uma atuação docente reflexiva: o processo formativo e o desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental básico. Jornal da Educação, Joinville, 2011. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-formacao-continuada-para-uma-atuacao-docente-reflexiva-o-processo-formativo-e-o-desenvolvimento-profissional-de-professores-das-series-iniciais-do-ensino-fundamental-basico/71685#:~:text=A%20forma%C3%A7%C3%A3o%20continuada%20emerge%20ent%C3%A3o,na%20atua%C3%A7%C3%A3o%20da%20pr%C3%A1tica%20docente>. Acesso em: 06 jun. 2022.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PASQUALINI, J. C. O papel do professor e do ensino na educação infantil: A perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin. In: MARTINS, Lígia Márcia e DUARTE, Newton. (Orgs.). Formação de Professores: Limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2010.
PIRES, C. M. C. Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais. São Paulo: Zé-Zapt Editora, 2012.
SACCHI, A. L.; METZNER, A. C. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.l.], v. 100, p. 96-110, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/3q5xPxKqTTRfvDwG6ZCBQKy/?lang=pt#:~:text=Ap%C3%B3s%20a%20realiza%C3%A7%C3%A3o%20deste%20estudo,a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20integral%20dos%20alunos>. Acesso em: 06 jun. 2022.
SILVA, S. de R. e. As brincadeiras e as noções espaciais na educação infantil. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.
TAVEIRA, R. A. O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de educação física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações. 102 f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal of Docent Discunt
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.