A experiência da prática na produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01961Palavras-chave:
Produção acadêmica, Campo educacional, Metodológicas de pesquisa, Processos de ensino e aprendizagemResumo
Os desafios contemporâneos no campo educacional abarcam a escola, a formação docente e as pesquisas nessa área. O contexto complexo, multifacetado, contraditório e dinâmico exige cada vez mais a integração teórico-prática em cada uma das esferas mencionadas. Embora perspectivas eminentemente práticas na educação sejam questionadas por valorizarem a ação em detrimento dos fundamentos teóricos, entendemos que o contrário também deve ser evitado. Reflexões filosóficas e teóricas distantes da realidade vivenciada pela educação se restringem ao meio acadêmico e pouco refletem os anseios e necessidades de professores nos inúmeros desafios que a prática escolar lhes coloca. Diante desse cenário, torna-se urgente refletir sobre como a experiência prática pode contribuir para a formação docente e a produção do conhecimento científico em diálogo com a realidade escolar. Este texto, portanto, explora as contribuições da experiência da prática escolar para a divulgação científica e a produção acadêmica.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. A escola reflexiva. In.: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Docent Discunt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.