Reflexões acerca das dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula no ensino de crianças e jovens na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01672Palavras-chave:
Palavras Chave: Reflexões, Dificuldades, Ensino, Professor, Aluno.Resumo
Objetivos: Este artigo busca apresentar problemáticas gerais enfrentadas por docentes em sala de aula, que prejudicam o ensino de crianças e jovens de diferentes graus acadêmicos na atualidade. Assim, a partir das reflexões postas será possível compreender as dimensões do problema, a responsabilidade dos agentes envolvidos no ensino, e os caminhos para alcançar uma educação de qualidade.
Métodos: O método científico deste artigo foi a revisão de literatura bibliográfica, buscou-se apresentar uma diversidade de fontes a fim de torná-lo enriquecedor. A seleção de quais fenômenos foram abordados neste estudo foram escolhidos com base em deduções, guiadas a partir das experiências de vida dos autores. Dessa forma, estudos e opiniões de autores de diferentes áreas do conhecimento tornam possíveis as discussões propostas nesse artigo.
Conclusões: A educação na atualidade vem sofrendo influência negativa de inúmeros fenômenos, de tal forma que cabe aos agentes envolvidos no processo educacional —professores, alunos, pais, e o próprio Estado— reconhecerem sua responsabilidade e atuarem de forma ativa a amenizar essa questão, não depositando sobre os professores toda a responsabilidade pelo ensino.
Contribuições Teóricas: Esse estudo busca apresentar que na atualidade o ato de ensinar tornou-se mais árduo e penoso para o professor, que vem enfrentando dificuldades para obter êxito em sua missão de garantir a efetivação do direito à educação. Assim, é apresentado reflexões acerca desse grave problema para torná-lo em evidência na sociedade, sobretudo porque é necessário todo um engajamento social para enfrentá-lo.
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