Identidade em professoras adventistas: um estudo preliminar em ciampa

Autores

  • Henrique Ribeiro Tavares Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)
  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01647

Palavras-chave:

Identidade docente, Ciampa, Ensino fundamental

Resumo

Objetivo: Explorar como as dimensões da religiosidade e da docência se entrelaçam nas narrativas de professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais, em uma escola confessional adventista. O estudo investiga a identidade como um conceito dinâmico e multifacetado, influenciado por movimentos, contradições e coerências em papéis pessoais e profissionais.

Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório utilizando entrevistas fenomenológicas reflexivas com duas professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de um colégio adventista na Grande São Paulo. A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Identidade Humana de Antônio da Costa Ciampa, com foco na interseção das dimensões pessoais e profissionais moldadas pela socialização religiosa.

Resultados: Os resultados revelaram que as identidades das participantes são marcadas pela metamorfose e moldadas pelos papéis assumidos ao longo do tempo, influenciados pela adoção de valores cristão-adventistas. Esses papéis emergem dos processos de socialização primária e secundária e impactam significativamente as práticas docentes dentro do modelo educacional adventista.

Conclusões: O estudo destaca a relação intrincada entre identidades religiosas e profissionais, enfatizando como os valores adventistas influenciam as práticas de ensino. As narrativas das participantes refletem identidades dinâmicas caracterizadas por transformação e coerência nas esferas profissionais e pessoais. Recomenda-se novas pesquisas para explorar a emancipação identitária e a interação entre religiosidade e docência em contextos educacionais diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Ribeiro Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Mestre em Educação: Psicologia da Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo, (Brasil). Docente e Supervisor Universitário do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo. Psicólogo Clínico e Coordenador em Análise do Comportamento Aplicada.

Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo, (Brasil).  Professora titular do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação (PED-PUCSP).

Referências

ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES e HERÁCLITO. Os pensadores originários (1a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BAPTISTA, M. T. D. D. S. A Identidade do professor universitário (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo, SP, Brasil, 1992.

BERGER, P. L., e LUCKMANN, T. A construção social da realidade (34a ed.). Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

CADWALLADER, E. M. Filosofia básica da Educação Adventista (1a ed.). Centro White Press. Disponível em: https://encurtador.com.br/btJQR, 2006.

CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina: Um ensaio de psicologia social (2a ed.). São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

FILHO, J. A. S., e SANTOS, B. O. O sintagma identidade-metamorfose-emancipação e sua relação com o construto mundo da vida. Psicologia & Sociedade, 29, p. 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29170491, 2017.

IASD. Igreja Adventista do Sétimo Dia. Yearsbook 2021: Office of archives and statistics General Conference of Seventh-day Adventist. Silver Spring, MD: Review and Herald. Disponível em: https://encurtador.com.br/rBMT6, 2022.

KNIGHT, G. R. Educando para a eternidade: Uma filosofia adventista de educação (1a ed.). Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2017.

LIMA, A. F., e CIAMPA, A. C. Metamorfose humana em busca de emancipação: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. In A. F. Lima (Org.), Psicologia Social Crítica: Paralaxes do contemporâneo (1a ed., p. 11-30). Porto Alegre, RS: Sulina, 2012.

REALE, G. Pre-Socráticos e Orfismo (2a ed.). São Paulo, SP: Edições Loyola, 2012.

SZYMANSKI, H., ALMEIDA, L. R. DE, e PRANDINI, R. C. A. R. A entrevista na pesquisa em educação: A prática reflexiva (5a ed.). São Paulo: Autores Associados, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

RIBEIRO TAVARES, H.; ANTUNES, M. A. M. Identidade em professoras adventistas: um estudo preliminar em ciampa. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01647, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01647. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1647. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos