A leitura na educação de jovens e adultos

Autores

  • Yvana Bezerra Soares Universidade de Taubaté - UNITAU, São Paulo, (Brasil)
  • Cleusa Vieira da Costa Universidade de Taubaté - UNITAU, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01635

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Leitura

Resumo

Objetivo: O artigo busca discutir a problemática da leitura entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal é implementar um projeto de leitura no contexto das aulas dessa modalidade, visando fomentar o hábito de leitura entre os alunos e promover o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora.

Metodologia/Abordagem: O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com base na implementação de um projeto de leitura estruturado em seis sequências didáticas. Os dados foram coletados por meio de um questionário socioeconômico, rodas de conversa, diário de campo e registros fotográficos. A análise dos dados foi realizada utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), permitindo uma investigação da prática pedagógica e o impacto das atividades desenvolvidas no engajamento dos alunos com a leitura.

Originalidade/Relevância: O estudo é relevante por abordar a leitura como um mecanismo indispensável para a inclusão social de jovens e adultos na EJA, uma modalidade de ensino que frequentemente enfrenta desafios devido à descontinuidade do processo educacional na infância e adolescência. A originalidade está na adaptação das atividades de leitura ao cotidiano dos alunos, buscando tornar o processo significativo e alinhado às suas realidades sociais e culturais.

Principais Conclusões: Como resultado, observou-se um maior envolvimento dos alunos com a leitura ao longo do projeto. A participação nas atividades propostas melhorou a compreensão leitora dos alunos e despertou neles o interesse por leituras futuras. Houve uma mudança notável nas atitudes dos alunos em relação à leitura, que passou a ser vista como uma prática mais prazerosa e útil para suas vidas.

Contribuições Teóricas: A pesquisa contribui teoricamente ao demonstrar a importância de adaptar projetos de leitura às realidades específicas dos alunos da EJA. Além disso, oferece insights sobre como práticas pedagógicas contextualizadas podem transformar a percepção da leitura, promovendo o desenvolvimento de leitores mais autônomos e críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yvana Bezerra Soares, Universidade de Taubaté - UNITAU, São Paulo, (Brasil)

Mestrado profissional em Educação pela Universidade de Taubaté - UNITAU, São Paulo, (Brasil). professora de Língua Portuguesa e Artes na Secretaria Municipal de Educação de Itapemirim, São Paulo.

Cleusa Vieira da Costa, Universidade de Taubaté - UNITAU, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA, São Paulo, (Brasil). Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - UNITAU, São Paulo.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DIAS, M. T. M.; GOMES, M. F. C. Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: contrastes em foco. Educação em Revista, v. 31, n. 2, p. 183-210, 2015.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Conte. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, M. Q.; CAVALCANTE, V. C. Leitura na Educação de Jovens e Adultos e a formação de leitores. Perspectiva, v. 32, n. 1, p. 93-109, 2014.

FONSECA, L. S. EJA: lutas e conquistas! – a luta continua: formação de professoras em EJA. Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 2, n. 2, p, 1-161, ago. 2008.

GADOTTI, M. A educação contra a educação o esquecimento da educação e a educação permanente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

MACHADO, M. M. A atualidade do pensamento de Paulo Freire e as políticas de Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação de Jovens e Adultos, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-117, dez. 2007.

MUTURANA, Humberto; Emoções e linguagens na educação e na política. Belo Horizonte 2002 editora UFMG,1998, tradução de José Fernando Campos Forte; 3º Reimpressão.

NÓVOA, António. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Salvador, BA. SEC/IAT, 2022.

PINTO, A. H. In. Repensando o PROEJA: concepções para a formação de educadores. Desafios na construção do currículo do PROEJA. Vitória: IFES, 2011.

ROCHA, M. L. Educação de Jovens e Adultos: pensando a formação em processo como dispositivo de práticas inclusivas. 2010.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

BEZERRA SOARES, Y.; COSTA, C. V. da. A leitura na educação de jovens e adultos. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01635, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01635. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1635. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos