Pedagogia e Políticas Públicas de Educação
intersecção dos campos
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p163-174Palavras-chave:
Educação, Implementação de políticas públicas, PedagogiaResumo
O artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre os campos da Pedagogia e das políticas públicas e as incidências desta relação nas políticas educacionais. Parte das reflexões de uma das autoras é proveniente da sua experiência prática como profissional da educação e sua vivência de pesquisa e estudo no Mestrado Acadêmico em Educação. O trabalho traz, brevemente, considerações sobre como o pacto federativo e o modelo de cooperação entre os entes federados refletem nos desenhos de implementação da política. Discute, ainda, como a capacidade institucional influencia a implementação de políticas dos territórios municipais brasileiros. A reflexão abrange a natureza das políticas educacionais e sua aproximação das práticas educativas e aponta para a necessidade de aproximação entre a pedagogia e as políticas públicas educacionais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. S.; MARINHO-ARAUJO, C. M.; AMARAL, A.; DIAS, D. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 17, n. 3, p. 899–920, nov. 2012. https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300014
ALVES-BRITO, A., MASSONI, N. T. O papel da divulgação científica em Astrofísica na velhice: relato de uma experiência na extensão universitária, Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 2, p. 199-212, 8 jul. 2020. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i2.11423
ANTONELLI-PONTI, M., VALENTI, L., DÍAZ, D. A. C.; PICOLI, R. M. de M. de; VERSUTI, F. M. Divulgação científica em psicobiologia: educação a distância como estratégia para a promoção da extensão universitária. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 183, 31 ago. 2018. https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.13668
BRIDI, J. C. A. Atividade de Pesquisa: contribuições da Iniciação Científica na formação geral do estudante universitário. Olhar de Professor, v. 13, n. 2, p. 349-360, 28 dez. 2010. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.13i2.0010
BRIDI, J. C. A.; PEREIRA, E. M. DE À. O impacto da Iniciação Científica na formação universitária. Olhar de professor, v. 7, n. 2, p. 77-88, 2004. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1404 Acesso em: 27 dez., 2021.
COSTA, F. (Org.). Manual de trabalhos acadêmicos. Engenheiro Coelho: Unaspress - Imprensa Universitária Adventista, 2013.
ESCOBAR, H. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. In: VOGT, C.; GOMES, M.; MUNIZ, R. (Orgs.). ComCiência e divulgação científica. Campinas, SP, BCCL/ UNICAMP, 2018, p. 31-35.
GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. DE S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, p. 335-342, jun. 2015. https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017
MALUF, M. R.; ZANELLA, M. S.; PAGNEZ, K. S. M. M. Habilidades metalingüísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileiras. Bol. psicol, São Paulo, v. 56, n. 124, p. 67-92, jun. 2006. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432006000100006 &lng=pt&nrm=iso Acesso em: 28 ago. 2020.
MASSI, L.; QUEIROZ, S. L.; DINHAM, R. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 173-197, abr. 2010. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100009
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. DAS G. C. Docência no ensino superior. 2a. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-01-04 (2)
- 2021-12-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Docent Discunt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.