Pedagogia e Políticas Públicas de Educação

intersecção dos campos

Autores

  • Luciana Vitor Cury
  • Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p163-174

Palavras-chave:

Educação, Implementação de políticas públicas, Pedagogia

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre os campos da Pedagogia e das políticas públicas e as incidências desta relação nas políticas educacionais. Parte das reflexões de uma das autoras é proveniente da sua experiência prática como profissional da educação e sua vivência de pesquisa e estudo no Mestrado Acadêmico em Educação. O trabalho traz, brevemente, considerações sobre como o pacto federativo e o modelo de cooperação entre os entes federados refletem nos desenhos de implementação da política. Discute, ainda, como a capacidade institucional influencia a implementação de políticas dos territórios municipais brasileiros. A reflexão abrange a natureza das políticas educacionais e sua aproximação das práticas educativas e aponta para a necessidade de aproximação entre a pedagogia e as políticas públicas educacionais.

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Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2022-01-04

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Como Citar

VITOR CURY, L.; DO CARMO MEIRELLES TOLEDO CRUZ, M. Pedagogia e Políticas Públicas de Educação: intersecção dos campos. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, p. 163–174, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p163-174. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1455. Acesso em: 29 mar. 2024.