CRER E SABER NA EDUCAÇÃO
ANTAGONISMO OU CONVERGÊNCIA?
DOI:
https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p27-33Palavras-chave:
filosofia, processo de aprendizagem, filosofia da educaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo exortar profissionais da área da Educação para a reflexão sobre sua prática. O processo de aprendizagem é tema de inúmeras pesquisas científicas com abordagens psicológicas, neurológicas e metodológicas. Esta, porém, trata-se de uma abordagem filosófica. Como o aluno aprende? Eloquência, boa retórica, argumentação e oratória por parte do professor são suficientes para uma aprendizagem eficaz? Perguntar a si mesmo se o aluno aprendeu ou simplesmente acreditou em suas palavras é o início desta reflexão, que não se esgota neste presente texto. Saber e crer inseridos em aspectos educacionais precisam necessariamente ser antagônicos, ou há possibilidade de aproximação? Acaso não cremos em tudo o que pensamos saber? Acaso a sabedoria não deve se sobrepor ao simples “acreditar”? Ao estudarmos este assunto com pouca dose de reflexão, há o risco de confiarmos abundantemente em nossas palavras dotadas de erudição em detrimento do papel do aluno de acreditar no que lhe é ensinado.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, S. Confissões: De Magistro. 2ª Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
AQUINO, S. T. Verdade e Conhecimento: 1ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DESCARTES, R. Discurso do método: Meditações, objeções e respostas; As paixões da alma; cartas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
GEORGEN, P. De Homero e Hesíodo ou das origens da filosofia e da educação. In: SILVEIRA, R. J. T. e GOTO, R. (Org.) Filosofia na escola: diferentes abordagens. São Paulo: Loyola, 2008.
LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. 1ª Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999, v. 1.
LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. 1ª Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999, v. 2.
PLATÃO. Defesa de Sócrates: Os pensadores. São Paulo: Victor Civita, 1972.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
PLATÃO. Mênon. 4ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
SILVA, O. A. R. Safo de Lesbos: a experiência filosófica na poesia. In PACHECO, J. (Org.). Filósofas: a presença das mulheres na filosofia. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Docent Discunt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.