CRER E SABER NA EDUCAÇÃO
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

filosofia
processo de aprendizagem
filosofia da educação

Cómo citar

MESQUITA, A. P. CRER E SABER NA EDUCAÇÃO: ANTAGONISMO OU CONVERGÊNCIA?. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 2, p. 27–33, 2021. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p27-33. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1291. Acesso em: 1 ago. 2025.

Resumen

Este artigo tem por objetivo exortar profissionais da área da Educação para a reflexão sobre sua prática. O processo de aprendizagem é tema de inúmeras pesquisas científicas com abordagens psicológicas, neurológicas e metodológicas. Esta, porém, trata-se de uma abordagem filosófica. Como o aluno aprende? Eloquência, boa retórica, argumentação e oratória por parte do professor são suficientes para uma aprendizagem eficaz? Perguntar a si mesmo se o aluno aprendeu ou simplesmente acreditou em suas palavras é o início desta reflexão, que não se esgota neste presente texto. Saber e crer inseridos em aspectos educacionais precisam necessariamente ser antagônicos, ou há possibilidade de aproximação? Acaso não cremos em tudo o que pensamos saber? Acaso a sabedoria não deve se sobrepor ao simples “acreditar”? Ao estudarmos este assunto com pouca dose de reflexão, há o risco de confiarmos abundantemente em nossas palavras dotadas de erudição em detrimento do papel do aluno de acreditar no que lhe é ensinado. 

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p27-33
PDF (Português (Brasil))

Citas

AGOSTINHO, S. Confissões: De Magistro. 2ª Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

AQUINO, S. T. Verdade e Conhecimento: 1ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DESCARTES, R. Discurso do método: Meditações, objeções e respostas; As paixões da alma; cartas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

GEORGEN, P. De Homero e Hesíodo ou das origens da filosofia e da educação. In: SILVEIRA, R. J. T. e GOTO, R. (Org.) Filosofia na escola: diferentes abordagens. São Paulo: Loyola, 2008.

LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. 1ª Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999, v. 1.

LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. 1ª Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999, v. 2.

PLATÃO. Defesa de Sócrates: Os pensadores. São Paulo: Victor Civita, 1972.

PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

PLATÃO. Mênon. 4ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

SILVA, O. A. R. Safo de Lesbos: a experiência filosófica na poesia. In PACHECO, J. (Org.). Filósofas: a presença das mulheres na filosofia. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2021 Docent Discunt

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.