Valores da educação hebraica na educação adventista
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Palavras-chave

Educação
Valores
Hebreus
Adventistas.

Como Citar

LIMA, C. A. H. Valores da educação hebraica na educação adventista. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 7, n. 1, p. 19–38, 2011. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/kerygma/article/view/155. Acesso em: 27 jul. 2025.

Resumo

O artigo tem como objetivo mostrar a relação entre a educação hebraica e a educação adventista. Diante do universo de conceituações disponíveis para a definição do termo, nomeia o conceito comeniano de educação como aprendizado para a vida, como o mais adequado ao pensamento pedagógico aqui debatido. Apresenta então a concepção hebraica de educação como caracterizada pela religiosidade, pela prática e pela vivência, contrastando-a, em seguida, com a pedagogia intelectualista dos gregos. O embate entre essas duas correntes educacionais é reforçado pelas suas opostas noções antropológicas. O questionamento à ênfase racional dos gregos é apoiado por autores como Scheler, Hesen e Werneck, que defendem a experiência como elemento fundamental para a apreensão do valor. Constata-se ainda o histórico predomínio do intelectualismo grego em todos os sistemas educacionais do ocidente, incluindo-se os confessionais. A Educação Adventista é finalmente apresentada como resgatadora da antiga pedagogia hebraica. Sua pretensão é fechar o parêntese de ruptura cristã com a filosofia dos hebreus. Através de uma proposta bíblico-oriental de integração entre teoria e prática,
conhecimento secular e conhecimento divino, a Educação Adventista se apresenta como atual promotora dos valores hebreus que visam restaurar o educando ao seu estado original.

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