Procedimentos para reclamação dos autores

Antes de submeter os manuscritos, os autores são solicitados a ler todas as diretrizes e políticas relativas ao  processamento e publicação do manuscrito.

Como reclamar?

Os autores têm o direito de reclamar e pedir explicações se perceberem alguma má conduta em quaisquer políticas e diretrizes éticas aplicáveis. Os autores podem apresentar suas queixas enviando uma reclamação formal para a ouvidoria do Unasp através do seguinte link: https://www.unasp.br/fale-conosco-atendimento/ouvidoria/

Categorias de reclamação

Um autor ou qualquer outro acadêmido pode apresentar suas queixas sobre quaisquer questões relacionadas a:

  • Plágio.
  • Violação de direitos autorais.
  • Erros nos resultados de pesquisa.
  • Violações no padrão definido para pesquisa.
  • Conflitos de interesse não realizados.
  • Viés no processo de revisão.
  • Atraso no tempo de processamento do manuscrito.
  • Comentários de revisão por pares insatisfatórios.
  • Questões de autoria.

Políticas relacionadas às reclamações

Uma vez recebida uma denúncia, a princípio,  é enviado um reconhecimento ao autor da denúncia com a garantia de que as medidas cabíveis serão tomadas sobre a denúncia no prazo de quinze dias úteis, excluindo a data de recebimento da denúncia.

O processo de investigação será iniciado pela equipe gestora da revista. Após a finalização da investigação, uma reunião será realizada com base no relatório completo a respeito da reclamação. A decisão será tomada e encaminhada ao interessado por meio do identificador de e-mail utilizado na submissão.

Consideramos as reclamações como uma oportunidade para melhorar nosso sistema de processamento. Todas as queixas recebidas serão tratadas de forma educada e em tempo hábil.