Valores da educação hebraica na educação adventista

Autores/as

  • Cláudio Antônio Hirle Lima

Palabras clave:

Educação, Valores, Hebreus, Adventistas.

Resumen

O artigo tem como objetivo mostrar a relação entre a educação hebraica e a educação adventista. Diante do universo de conceituações disponíveis para a definição do termo, nomeia o conceito comeniano de educação como aprendizado para a vida, como o mais adequado ao pensamento pedagógico aqui debatido. Apresenta então a concepção hebraica de educação como caracterizada pela religiosidade, pela prática e pela vivência, contrastando-a, em seguida, com a pedagogia intelectualista dos gregos. O embate entre essas duas correntes educacionais é reforçado pelas suas opostas noções antropológicas. O questionamento à ênfase racional dos gregos é apoiado por autores como Scheler, Hesen e Werneck, que defendem a experiência como elemento fundamental para a apreensão do valor. Constata-se ainda o histórico predomínio do intelectualismo grego em todos os sistemas educacionais do ocidente, incluindo-se os confessionais. A Educação Adventista é finalmente apresentada como resgatadora da antiga pedagogia hebraica. Sua pretensão é fechar o parêntese de ruptura cristã com a filosofia dos hebreus. Através de uma proposta bíblico-oriental de integração entre teoria e prática,
conhecimento secular e conhecimento divino, a Educação Adventista se apresenta como atual promotora dos valores hebreus que visam restaurar o educando ao seu estado original.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGOSTINHO. Confissões. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008.

ARANHA, M. L. A., e MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1997.

AULETE, C. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Delta S.A., 1958.

BÍBLIA SAGRADA. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

CHAMPLIN, R. N. e BENTES, J. M. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 6 vols. São Paulo: Candeia, 1991.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

COMENIUS, J. A. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ELIADE, M. An Encyclopedia of Religion. Nova York: Mcmillan Publishing Company, 1987.

ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo, 1987.

FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GADOTTI, M. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.

GRANDE Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural/Plural Editora e Gráfica, 1998.

HESEN, J. Filosofia dos Valores. Coimbra: Armênio Amado – Editor, Sucessor, 1980.

KEYES, N. B. História Ilustrada do Mundo Bíblico. Rio de Janeiro: Seleções do Reader´s Digest, 1962.

KNIGHT, G. R. Filosofia e Educação – Uma Introdução da Perspectiva Cristã. Engenheiro Coelho: Imprensa Universitária Adventista, 2001.

LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MACEDO, U. Introdução à Teoria dos Valores. Curitiba: Editora dos Professores, 1971.

NOVA Enciclopédia Barsa. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo, 1997.

PEDAGOGIA ADVENTISTA – Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2004.

PRESTES FILHO, U. F. O Indígena e a mensagem do segundo advento: missionários adventistas e povos indígenas na primeira metade do século XX. São Paulo: Tese de Doutorado em História Social – FFLCH-USP, 2007.

RAHNER, K. Theologié et antropologie. Paris: Lês Éditions du Cerf, 1947.

SCHELER, Max. Ética: Nuevo Ensayo de Fundamentación de um Personalismo Ético. Tomo II. Buenos Aires: Revista de Ocidente Argentina, 1948.

SEEVELD, C. “Christian Art”. In: The Christian Imagination: Essays in Literature and Arts. Editado por Leland Ryken. Grand Rapids: Baker Book House, 1981.

von STEIN, A. Criação. Lychen OT Retzow - Alemanha: Daniel-Verlag, 2000.

WERNECK,V. R. Cultura e Valor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

__________. Educação e Sensibilidade – um estudo sobre a teoria dos valores. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.

Publicado

2011-01-05

Cómo citar

LIMA, C. A. H. Valores da educação hebraica na educação adventista. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 7, n. 1, p. 19–38, 2011. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/kerygma/article/view/155. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos