Visitação pastoral: uma necessidade da igreja
Palavras-chave:
visitação pastoral, ministério, membros, Ellen White, Igreja Adventista.Resumo
Essa pesquisa tem por objetivo identificar como os membros adventistas avaliam as visitas pastorais. Para tanto, foram aplicados questionários à membresia de três igrejas adventistas do sétimo dia localizadas no Estado de São Paulo, uma na capital e duas em cidades do interior: Capivari e Monte Mor. Os resultados dessa pesquisa mostram que os membros valorizam muito a visita pastoral, mas dizem que a mesma tem sido negligenciada ou realizada de modo inadequado.
Downloads
Referências
Adams, Jay. Shepherding God’s Flock. Grand Rapids, MI: Zondervan, 1974.
Associação Ministerial da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia. Guia para ministros. 5ª ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1995.
Champlin, R. N. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. São Paulo: editora e distribuidora Candeia, vol.2, 1997.
Collins, Gary R. Aconselhamento cristão. São Paulo: Edição Vida Nova, 1984.
Friesen, Albert. O cuidado do Ser, treinamento em aconselhamento pastoral. Curitiba: Editora evangélica Esperança, 2002.
Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio do Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
Gouveia, Éster. A mulher e o ministério da visitação. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 2002.
Lepargneur, Hubert. O enfermo, perspectivas pastorais. CEPAS – Centro São Camilo de desenvolvimento em administração da saúde.
Peterson, Eugene H. Five Smooth Stones for Pastoral Work. Grand Rapids, MI: W. B. Eerdmans, 1980.
Rocha, José Miranda. De casa em casa. Revista Ministério maio/junho, 1998.
Sisemore, Juan.T. O Ministério da Visitação. Rio de Janeiro: Juerp, 4ª ed., 1990.
Turner, Donald T. A prática do pastorado. Brooklin – SP: Imprensa Batista Regular 165-166, 1989.
Vassão, Eleny. No leito da enfermidade. Cambuci – SP: Editora Cultura Cristã, 4ª ed., 2002.
Vila, Samuel. Manual de visitacion pastoral. Terrassa – Espanha: Talleres Gráficos, 1981.
Young, Jack. Cuidados pastorais em horas de crise. Brasil: 3ª ed, convenção batista brasileira, 1991.
Wagner, Glenn. Igreja S/A. São Paulo: Editora Vida, 2003.
White, Ellen G. Mente caráter e personalidade. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
________. O desejado de todas as nações. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
________. Ciência do bom viver. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
________. Testemunhos Seletos. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, vol. 2, 2001.
________. Obreiros Evangélicos. Tatuí – SP, Casa Publicadora Brasileira, 2001.
________. Eventos finais. 10ª ed. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
________. Evangelismo. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 3ª ed., 1997.
________. Educação. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 6ª ed. 1996.
________. Beneficência Social, 3ª ed. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996.
________. O Grande Conflito. Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, 1988.
________. Colportor Evangelista. Santo André – SP: Casa Publicadora Brasileira, 7ª ed., 1983.
________. Conselhos sobre Escola Sabatina. Tatuí – SP: Casa Publicadoa Brasileira, 2001.
________. Conselhos sobre regime alimentar. Santo André – SP: Casa Publicadora Brasileira, 2ª ed., 1975.
________. Testimonies for the church. Califórnia, USA: Pacifc Press Publisshing Association, Vol.9, 1948.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais
Em síntese, autores que publicam na Kerygma devem concordar que:
-
Após a aceitação, os direitos autorais dos artigos são transferidos à Kerygma.
-
Todo material de terceiros utilizado no texto deve estar corretamente referenciado.
-
Os autores devem possuir autorização para uso de imagens, tabelas e demais materiais gráficos.
-
Os autores asseguram que o texto é original, de sua autoria, e não foi submetido ou publicado em outro veículo.
-
As ideias e opiniões expressas são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a posição da revista.
-
Os editores reservam-se o direito de realizar ajustes textuais e adequações às normas editoriais.
-
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sob licença Creative Commons Atribuição–Não Comercial 4.0 Internacional.
-
Os autores autorizam a reprodução e adaptação do material pela Kerygma, mediante participação ou autorização expressa quando necessário.
-
A revista poderá distribuir, armazenar, arquivar e disponibilizar os artigos por quaisquer meios físicos ou digitais, gratuitos ou pagos.
-
Os autores podem firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva do trabalho, com menção à publicação original na Kerygma.
-
A reprodução integral ou parcial dos textos em outros meios requer autorização prévia e escrita do editor.
-
Os autores são autorizados e incentivados a divulgar seus trabalhos online antes ou durante o processo editorial, visando ampliar seu impacto acadêmico.




