Resumen
Este texto apresenta a versão escrita da conferência proferida no I Congresso Internacional de Educação, realizado na UNASP em 2020. Aborda a temática da Educação no período da pandemia COVID-19 descrevendo como surgiu a doença, como se espalhou, como reagiram as pessoas e os governos e quais os impactos na educação a nível mundial. Refere em seguida a opinião da autora sobre os fenómenos educativos e sociais que a pandemia pôs a descoberto e destaca o modo como as escolas e os professores souberam adaptar-se à nova realidade. Comenta como será necessário agir no período pós-pandémico, um período em que se espera uma grande aceleração das transformações que já se vinham a fazer sentir no mundo e que exigem novas capacidades, novos competências e uma nova educação.
Citas
FERNANDES, C. F. Covid-19 para os pequeninos e… porque não… também para os graúdos? Theoria, Poiesis, Praxis, Universidade de Aveiro, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3gPhMn3>. Acesso em: 05 abr. 2020.
OECD. The future we want. The future of education and skills – Education 2030. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2SK7f4K>. Acesso em: 07 jan. 2021.
PAPA FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli Tutti do Santo Padre Francisco sobre a fraternidade e a amizade social. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3gOfS6i>. Acesso em: 15 jan. 2021.
UNESCO. Educação: da interrupção à recuperação. Disponível em: <https://bit.ly/3d0X0zT>. Acesso em: 18 out. 2020.
WORLD ECONOMIC FORUM. New vision for education: what are the 21st-century skills every
student needs. 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2UpOcgr>. Acesso em: 21 dez. 2020.
WORLD ECONOMIC FORUM. 5 things to know about the future of jobs. 2020. Disponpivel em: <https://bit.ly/3iYSQfK>. Acesso em 20 dez. 2020.
WORLD ECONOMIC FORUM. The Jobs Reset Summit 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3iYMGfy>. Acesso em 24 out. 2020.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2021 Docent Discunt