Construção das políticas de educação especial inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Maria Luize dos Santos
  • Washington Cesar Shoiti Nozu

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p141-162

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Ciclo de políticas, Educação inclusiva

Resumo

Este artigo busca levantar o contexto de influência e de produção do texto das políticas de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Abordagem do Ciclo de Políticas, desenvolvida por Stephen J. Ball e colaboradores e amplamente difundida, no Brasil, por Jefferson Mainardes. Os procedimentos metodológicos envolveram revisão bibliográfica e análise de documentos internacionais e nacionais. Os resultados foram organizados em três seções, a saber: influências e produções textuais internacionais; política nacional de Educação Especial: à guisa de inclusão escolar; e Educação Especial na Educação Profissional e Tecnológica. O estudo apresenta imbricações entre as modalidades Educação Especial e Educação Profissional e Tecnológica, sobretudo com as políticas de educação inclusiva. Apesar de avanços conquistados, evidencia-se a descontinuidade das ações políticas na área.

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Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2022-01-04

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Como Citar

LUIZE DOS SANTOS, M.; CESAR SHOITI NOZU, W. Construção das políticas de educação especial inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, p. 141–162, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p141-162. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1454. Acesso em: 29 mar. 2024.

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