Percepção dos professores de Enfermagem acerca do uso de Metodologias Ativas
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p106-117Keywords:
Enfermagem, Percepção docente, Metodologias ativasAbstract
Studies on active methodologies claim that more dynamic teaching methods contribute to the formation of autonomous students in their learning process. The use of these methodological practices contribute to the integrative process of the learners and to the formation of critical and reflective thinking. Based on the previous information, the present paper, of a qualitative character, is part of a master's dissertation in education that is being developed in the year 2021, in which the use of active methodologies in higher education in Nursing is addressed and aims to verify the importance of active practices in this undergraduate course, since nurse teachers, in most cases, do not have pedagogical training to perform teaching activities. As a data collection instrument, interviews with nursing professors and a questionnaire with undergraduate nursing students will be used. The research will be carried out at a University of Vale do Paraíba, a region in the countryside of the State of São Paulo. For data analysis, the meaning cores will be used.
Downloads
References
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y7jvCHjksZMXBrNJkqq4zjP/?lang=pt# Acesso em: 26 de dez., 2021.
BACICH, L.; MORÁN, J. Metodologias para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico e prática. Porto Alegre: Penso Editora LTDA, 2018.
BENITO, G. A. V.; TRISTÃO, K. M.; PAULA, A. C. S. F. de; SANTOS, M. A. dos; ATAIDE, L. J.; LIMA, R. de C. D. Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado. Rev. Bras. Enferm., v. 65, n. 1, p. 172-178, jan.-fev. 2012. https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000100025
BORGES, T. S; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, jul.-ago. 2014. Disponível em: https://www.ea2.unicamp.br/mdocs-posts/metodologias-ativas-na-promocao-da-formacao-critica-do-estudante-o-uso-das-metodologias-ativas-como-recurso-didatico-na-formacao-critica-do-estudante-do-ensino-superior/ Acesso em: 26 dez., 2021.
BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, p. 30-38, dez. 2010. Disponível em: http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula04/FOP_d03_a04_t07b.pdf Acesso em: 26 dez., 2021.
CRUZ, J .M. O. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educ. Soc, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1023-1042, set.-dez. 2008. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400005
CYRINO, E. G; TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 780-788, jun. 2004. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015
PERINI, R. L.; FONSECA, T. A.; GNAP, C. I. Estratégias de metodologia ativa e a construção do profissional crítico e reflexivo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, 2017, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: [s.n.], 2017. p. 1-11. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/sipase/assets/edicoes/2018/arquivos/41.pdf Acesso em: 26 dez., 2021.
HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. 1.ed. São Paulo: Ática, 2011.
HAUSCHILD, L. P.; VIVIAN, D. As metodologias ativas e o seu impacto na área do ensino. Lageado: Univates, 2017. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2023/1/2017LuisPauloHauschild.pdf Acesso em: 03 ago. 2020.
MELLO, C. C. B; ALVES, R. O; LEMOS, S. M. A. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 16, n. 6, p.2015-2028, dez. 2014. https://doi.org/10.1590/1982-0216201416012
MITRE, S. M.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M.; MORAIS-PINTO, N. M. de; MEIRELLES, C. de A. B.; PINTO-PORTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debater atuais. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, dez. 2008. https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Orgs.). Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. v. 2. Coleção mídias contemporâneas.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 2. sem. 1996. Disponível em: https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf Acesso em: 26 dez., 2021.
RODRIGUES, M. T. P.; SOBRINHO, J. A. C. M. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 59, n. 3, p. 456-459, maio-jun. 2007. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000400019
SCHNEIDER, E. I.; SUHR, I. R. F.; ROLON, V. E. K.; ALMEIDA, C. M. Sala de aula invertida em EAD: uma proposta de blended learning. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 8, n. 16, p. 68-81, jul.-dez. 2013. https://doi.org/10.22169/INTERSABERES.V8I16.499
SCHLIEMANN, A. L; ANTÔNIO, J. L. Metodologias ativas na Uniso: formando cidadãos participativos. Sorocaba: Eduniso, 2016.
SILVA, D. L. F. C. O docente na área da saúde: a formação pedagógica para o enfermeiro. Taubaté, 2019. 114f. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade de Taubaté, Taubaté, 2019.
SILVA, R. S.; PAIXÃO, G. P. N.; LINS, D. B.; JESUS, R. A.; PEREIRA, A. Estudo de caso como uma estratégia de ensino na graduação: percepção dos graduandos em enfermagem. Rev. Cuid., Bucaramanga, v. 5, n. 1, p. 606-612, jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-09732014000100004&lng=en&nrm=iso Acesso em: 01 out. 2021.
SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista Escola de Enfermagem USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, fev. 2012. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada; tradução Luciane de Oliveira Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SUHR, I. R. F. Desafios no uso da sala de aula invertida no ensino superior. Revista Transmutare, Curitiba, v. 1, p. 4-21, 2016. https://doi.org/10.3895/rtr.v1n1.3872
TAKAHASHI, R. T; FERNANDES, M. F. P. Plano de Aula: conceitos e metodologia. Acta Paul Enf., São Paulo, v. 17, n. 1, p. 114-118, 2004. Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/plano-de-aula-conceitos-e-metodologia/ Acesso em: 26 dez., 2021.
TEÓFILO, T. J. S.; DIAS, M. S. A. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino aprendizagem: análise do caso de curso de enfermagem da universidade estadual Vale do Acaraú em Sobral – Ceará. Interface, Comunicação em educação, Botucatu, v. 13, n. 30, p. 137-151, jul.-set. 2009. https://doi.org/10.1590/S1414-32832009000300012
Published
Versions
- 2022-01-04 (2)
- 2021-12-31 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Docent Discunt
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.