EDUCAÇÃO ADVENTISTA E EDUCAÇÃO POPULAR
pdf (Português (Brasil))

Keywords

popular education
adventist education
religion studies
ellen white
paulo freire

How to Cite

BUENO, I.; OLIVEIRA DE VASCONCELOS, V. EDUCAÇÃO ADVENTISTA E EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE ELLEN WHITE E PAULO FREIRE. Journal of Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 71–87, 2020. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p71-87. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1316. Acesso em: 1 aug. 2025.

Abstract

Ellen White and Paulo Freire lived in different periods of history with different socio-
-cultural realities, but had similar avant-garde educational views, immersed in their immediate context,
but with a strong tendency to always reinvent and reorganize their thoughts in the future. Therefore,
the question that emergesis: what similarities are there between Paulo Freire’s Popular Education and
Ellen White’s writings on education? This article aims to understand a little of how these two authors
perceive, observe and understand the educational process, considering the student, the teacher, the
school and the methodology. In addition, this study also seeks to promote the relevance of the work
of these authors for education in the present.

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p71-87
pdf (Português (Brasil))

References

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1995a.

_________. À Sombra desta Mangueira. São Paulo: Olho Dágua, 1995b.

_________. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_________. Cartas a Cristina. Reflexões sobre Minha Vida e Minha Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

_________. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_________. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

_________. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

_________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. SHOR, I. Medo e Ousadia. O cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GROSS, R. Filosofia da Educação Cristã: Uma Abordagem Adventista. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012.

TORRES, C. A. Diálogo com Paulo Freire. São Paulo. Loyola, 1979.

VASCONCELOS, V. O.; BRANDÃO, C. R. 50 anos da pedagogia do oprimido: reflexões sobre (re)existência no brasil e na américa latina. Revista Artes de Educar, UERJ, 2018. No prelo.

WHITE, E. G. Educação. Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1968.

_________. Conselhos Sobre Educação. Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1976.

_________. Fundamentos da Educação Cristã. 2ª Ed. Tradução de Naor G. Conrado. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996.

_________. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes. 5ª Ed. Tradução de Isolina A. Waldvogel. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2000.

_________. Mente, Caráter e Personalidade. Vol. 1. 5ª ed. Tradução de Luiz Waldvogel. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.

Declaração de direito autoral

Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”. 

Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.

Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.

Downloads

Download data is not yet available.