A QUALITATIVE PERSPECTIVE UPON LATENT PARTNERSHIPS IN EDUCATIONAL PROJECTS

Authors

  • Ana Rita Rodrigues
  • Carlos Marques
  • Helena Reis
  • Miguel Maia

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p45-62

Abstract

Este artigo retrata uma análise de projetos educativos de agrupamentos de escolas públicas, escolas privadas e profissionais de um concelho situado no centro de Portugal com o intuito de compreender se os documentos espelham uma escola aberta à comunidade. Assim, pretende-se verificar se decorridos vários anos da existência de projetos educativos nas escolas, tais documentos refletem as parcerias com a comunidade e as operacionalizam. Trata-se, portanto, de um estudo de caso que se centra na análise de doze projetos educativos. A análise de conteúdo teve por recurso o software webQDA. Verificou-se a impossibilidade de realizar uma linha de análise vertical, comum a todo o corpus documental, dada a sua heterogeneidade estrutural. No entanto, pôde-se concluir que a existência de parcerias com a comunidade, ou a sua operacionalização, não são uma preocupação plasmada na generalidade dos projetos educativos analisados.

 

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Published

2020-11-12

How to Cite

RODRIGUES, A. R.; MARQUES, C.; REIS, H.; MAIA, M. A QUALITATIVE PERSPECTIVE UPON LATENT PARTNERSHIPS IN EDUCATIONAL PROJECTS. Journal of Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 45–62, 2020. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p45-62. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1314. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Articles