Resumo
Objetivo: Discutir a crescente distância entre espiritualidade e religião e seus impactos sobre a identidade e missão das organizações confessionais, com foco na educação adventista.
Metodologia/abordagem: Realizou-se uma revisão bibliográfica nas áreas de educação, religião e saúde, explorando dimensões epistemológicas, curriculares, docentes e administrativas do sistema adventista de ensino.
Originalidade/Relevância: O estudo aborda de forma inovadora os desafios da educação adventista frente às sensibilidades pós-modernas, relacionando espiritualidade, currículo e práticas educacionais em um contexto de crescente tensionamento entre religiosidade institucional e espiritualidade pessoal.
Contribuições teóricas/metodológicas: Propõe coerência entre valores básicos da educação adventista e conceitos-chave como saúde, equilíbrio, redenção e verdadeira educação, ressaltando a importância das competências socioemocionais e da espiritualidade como fundamentos para o exercício docente e a gestão escolar cristã no século XXI.
Referências
ABDALA, G. A. et al. A religiosidade/espiritualidade como influência positiva na abstinência, redução e/ou abandono do uso de drogas. Revista de Estudos da Religião – REVER. n. 10, p. 77-98, 2010. DOI https://doi.org/10.2198/rever.v10i1.309
ALTER, A. Irresistível: por que você é viciado em tecnologia e como lidar com ela. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018. ISBN 978-85-470-0058-5.
APPLE, M. W. Ideology and Curriculum. 4. ed. Londres: Routledge, 2019. DOI https://doi.org/10.4324/9780367023003
BAUMAN, Z.; PORTERA, A. Religious pluralism. In: MAZZEO, R. (ed.). Education and Intercultural Identity: A Dialogue between Zygmunt Bauman and Agostino Portera. London: Routledge, 2021. DOI https://doi.org/10.4324/9781003123705-2
BERNARDI, S.; PALLANTI, S. Internet addiction: a descriptive clinical study focusing on comorbidities and dissociative symptoms, Comprehensive Psychiatry, n. 50, p. 510-516, 2009. DOI 10.1016/j.comppsych.2008.11.011.
BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2001. ISBN 978-85-7542-026-3.
CHARLES-MARCEL, Z. et al. Quiero ¡vivir sano!, México y Colombia: una metodología científica y construcción social. In: QUINTERO, G. Nutrición, obesidad, DBM, HTA, dislipidemias, TCA y salud mental: mejores prácticas franco-méxico-colombianas. Ciudad de México: Producciones Sin Sentido Común, 2019, p. 159-169. DOI 10.4324/9781003058885-15.
COLLINS, J. What are biblical values? – what the Bible says on key ethical issues. New Haven and London: Yale University, 2019. DOI https://doi.org/10.1177/00209643221135092
CUNHA e SILVA, L. F. da. Logos e Ratio – Complexidade, Subjetividade e Ambiguidade em Teoria da Arquitetura. Arquitextos. São Paulo, v. 11, n. 130.01, p. 1-16, 2011. Disponível em: https://shorturl.at/tkK8I. Acesso em: 25 ago. 2025.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004. 6. ed. ISBN 85-282-0060-4.
DE MASI, D. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. Brasília: UnB/José Olympio, 2001. ISBN 978-85-283-0366-9.
DESMURGET, M. A fábrica de cretinos digitais – os perigos das telas para nossas crianças. 2. ed. São Paulo: Vestígio, 2021. ISBN 978-65-5595-020-6.
ENGUITA, M. F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. ISBN 978-85-7364-014-3.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ISBN 978-85-7753-015-1.
GONÇALVES, K. Mentalidade Secular e Pós-Cristã. Revista Adventista. Tatuí, p. 1-4, 2023. Disponível em: https://www.revistaadventista.com.br/da-redacao/ destaques/mentalidade-secular-e-pos-crista/. Acesso em: 10 out. 2023.
GUERRA, D.; MACEDO, R. Chrysalis e Tempos de Paixões Tristes: trans-formação e reexistência docente no PRP/UFBA. Revista Teias. Rio de Janeiro, v. 24, n. 72, p. 113-124, jan./mar. 2023. DOI https://doi.org/10.12953/teias.v24i72.58019
HUSTON, M. Spirituality, Not Just Religion, May Be Declining. Psychology Today, 20 fev. 2020, p. 1–10. Disponível em: https://shorturl.at/gFZ4H. Acesso em: 25 ago. 2025.
INGLEHART, R. F. Giving Up on God: The Global Decline of Religion. Foreign Affairs, v. 99, n. 5, p. 110–118, set./out. 2020. DOI https://doi.org/10.2307/26919241
KNIGHT, G. R. Mitos na educação adventista: um estudo interpretativo da educação nos escritos de Ellen G. White. São Paulo: Unaspress, 2010. ISBN 978-85-89504-22-5.
LAUANDE, M.; CASTRO, R. Contribuições do currículo para a formação e profissionalização docente. In: NASCIMENTO, I. et al. Currículo escolar: dimensões pedagógicas e políticas. São Luís: EDUFMA, 2010, p. 53-70.
LEAL, J. C.; MONA, D. N. Perfeccionismo, hesed e psiquê: impasses entre a soteriologia adventista e a tendência ao legalismo, In: MARTINES, C. et al. (eds.). XII Simposio Bíblico Teológico Sudamericano. Libertador San Martín: Universidad Adventista del Plata, 2020, p. 545-574.
LEAL, J. C. A Educação Superior na Perspectiva Adventista: O Desafio de Manter a Filosofia Educacional no Contexto Pós-Moderno. Revista das Faculdades Adventistas da Bahia - Formadores: Vivências e Estudos. Cachoeira, v. 4, n. 1, p. 73-83, 2011. DOI https://doi.org/10.33923/formadores.v4i1.97
LOUV, R. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016. ISBN 978-85-7997-004-5.
MILLER, D. God at work: the history and promise of the faith at work movement. New York: Oxford University, 2007. ISBN 978-0-19-530942-7.
MUELLER, E. The True Christ. Reflections. Silver Spring, n. 68, p. 1-6, 2019. Disponível em: adventistbiblicalresearch.org. Acesso em: 10 out. 2023.
PARO, V. H. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2014. DOI 10.18316/44.
RICE, R. Suffering and the search for meaning: contemporary responses to the problem of pain. Downers Grove, IL: IVP Academic, 2014. ISBN 978-0-8308-4037-3 (impresso); 978-0-8308-8020-1 (e-book).
RIVAS, S.; ARAÚJO, J.; LITTKE, A.; WORDELL, E.; SILVA, T. (Orgs.). Pedagogia Adventista. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2009. ISBN 978-85-7678-011-8.
SANTOS, D. da C. dos; ABDALA, G. A.; MEIRA, M. D. D.; MENSLIN, D. J.; PEREIRA, J. C. L. Religiosity, Biological Markers, And Health-Related Quality of Life In Patients With Hypertension. International Journal of Research - Granthaalayah. v. 10, n. 3, p. 136-147, 2022. DOI https://doi.org/10.29121/granthaalayah.v10.i7.2022.4716
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista de Educação. v. 3, n. 4, p. 1-32, 2016. DOI 10.22416/revmov.v3i4.1165.
GARCIA SILVA, A. da F.; PIETROPAOLO, R. C. Conceitos, Teoria e Prática do Currículo e suas Inovações. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 21, n. 4, p. 371–375, 2021. DOI https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p371-375
SUTHERLAND, E. Estudos em educação cristã. Oregon: Adventist Pioneer Library, 2017. ISBN 978-85-64366-26-8.
TWENGE, J. M. iGen: por que as crianças superconectadas de hoje estão crescendo menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes e completamente despreparadas para a idade adulta. São Paulo: nVersos, 2018. ISBN 978-85-8167-160-4.
WHITE, E. G. Conselhos sobre educação. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008. ISBN 978-85-7678-158-0.
WHITE, E. G. Educação. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2021. ISBN 978-85-345-2195-2.
WHITE, E. G. Profetas e reis. Tradução de Carlos Alberto Trezza. 8. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2007. ISBN 978-85-7678-005-7.
YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190–202, jan./mar. 2014. DOI https://doi.org/10.1590/198053142851
YOUNG, K.; ABREU, C. (Orgs.) Dependência de internet em crianças e adolescentes: fatores de risco, avaliação e tratamento. São Paulo: Artmed, 2019. ISBN 978-85-363-2391-9.
YOUNG, K. S. Internet Addiction: The Emergence Of A New Clinical Disorder, Cyber Psychology and Behavior, v. 1, n. 3, p. 237-244, 1998. DOI https://doi.org/10.1089/cpb.1998.1.237

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Docent Discunt