Educação adventista: 150 anos de um projeto missional a uma rede de ensino

Autores

  • Douglas Menslin Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Palavras-chave:

Educação Confessional, História da Educação, Identidade Confessional, Missão Religiosa

Resumo

A educação adventista teve sua origem estabelecida através de uma necessidade da comunidade religiosa recém estruturada no início da década de sessenta dos anos mil e oitocentos. Nesses primórdios, a Igreja Adventista do Sétimo Dia que se organizava como entidade religiosa, tinha como objetivo a pregação do evangelho com a mensagem do eminente retorno de Jesus Cristo a esta terra. E, para cumprir sua missão, era necessário o preparo de missionários que pudessem divulgar essa mensagem. Com características missiológicas surge os primeiros movimentos para o estabelecimento de colégios que formassem jovens para serem enviados a cumprir essa missão. Passados 150 anos, esse propósito não só foi alcançado, mas o movimento de uma educação confessional se transformou em um projeto educacional presente em mais de 165 países. O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento desse projeto educacional que começou como uma visão missional e se transformou em um dos maiores sistemas educacionais do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Menslin, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Doutor em Educação Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR, Paraná, (Brasil). Diretor-assistente do Departamento de Educação da Divisão Sul-Americana. Professor do programa de mestrado/doutorado em Liderança do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, UNASP/Andrews University, membro do grupo de pesquisa Educação e Religião (GPER), Curitiba, PR – Brasil.

Referências

AZEVEDO, Paulo. O Ensino Adventista de Nível Médio no Brasil. In: TIMM, Alberto R (Org.) A Educação Adventista no Brasil – Uma História de Aventuras e Milagres. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2004.

BLOCH, Marc. Introdução à História. Publicações Europa-América, 1976

FULLAT, Octávio. Filosofias da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

GROSS, Renato. Colégio Internacional de Curitiba – uma história de fé e pioneirismo. Rio de Janeiro: Collins, 1996.

KNIGHT, George. Early Adventist educators. Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 1983.

KNIGTH, George. Filosofia e Educação – Uma introdução à perspectiva cristã. Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2001.

KNIGHT, George. A dinâmica da expansão educacional – Uma lição da história Adventista. in: A Educação Adventista no Brasil. Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2004.

KNIGHT, George. Mitos na Educação Adventista. Um estudo interpretativo da educação nos escritos de Ellen White. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2010.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 6ª Ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2012.

MENDONÇA, Antônio Gouveia. Introdução ao Protestantismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

MENSLIN, Douglas J. – Gestão Escolar: para quem é, está ou será gestor. Curitiba, PR: Editora DVK, 2009.

MENSLIN, Douglas J. – Educação Adventista 120 anos: De escolas paroquiais a uma rede de ensino: permanências e rupturas de ideário educacional. Curitiba, PR: DVK Editora, 2015.

MOTT, John R. Report of executive committee. In: Student Mission Power: Report of the First International Convention of Student Volunteer Movement for Foreign Mission, Held at Cleveland, Ohio, USA, 26, 27, 28 de fevereiro e 1o de março de 1891

NISTO CREMOS: 27 Ensinos Bíblicos dos Adventistas do Sétimo Dia, CPB: Tatuí, SP, 2003.

PRESCOTT, Willian W. Report of the Education Secretary. Daily Bulletin for the General Conference, 23 de fevereiro de 1893.

RIBEIRO, Edilson. Pastoral num colégio jesuíta. Artigo para publicação. 2007.

SEAMAN, John. Quem são os Adventistas do Sétimo Dia? Um breve exame de sua história, crenças, povo, igreja e missão. Tatuí, SP: CPB, 2001.

SELLERS, Charles. Uma reavaliação da história dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.

SILVA, Marcos. A penetração da Educação Adventista no Brasil. Feira de Santana: IAENE, 2006.

STENCEL, Renato. Ellen White e a filosofia educacional adventista. In: TIMM, Alberto (Org.). A Educação Adventista no Brasil – uma história de aventuras e milagres. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2004.

STENCIL, Renato. História da educação superior adventista: Brasil, 1969-1999. Tese doutoral do programa de Pós-graduação em Educação da UNIMEP. Piracicaba, SP: EDUNIMEP, 2006.

SCHWARZ, Richard e GREENLEAF, Floyd. Portadores de luz: história da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Eng. Coelho, SP: UNASPRESS, 2009.

VIEIRA, Ruy Carlos de Camargo. Vida e Obra de Guilherme Stein Jr. – Raízes da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Tatuí, SP: CPB. 1995.

WHITE, J. Denominational School. Review and Herald, 6 de agosto de 1872.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

MENSLIN, D. Educação adventista: 150 anos de um projeto missional a uma rede de ensino. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 4, p. e01598, 2023. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1598. Acesso em: 18 abr. 2024.