As Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático para o Ensino Religioso

Autores

  • Francisco Luiz Gomes de Carvalho Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Débora Lima Mateus
  • Maria Lúcia de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v3.n1.p96-106

Palavras-chave:

Ciência, Ensino Religioso, Histórias em Quadrinhos, Religião

Resumo

O Ensino Religioso (ER) é componente curricular permanente nos cursos de graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) sendo ofertado em cada semeste nas matrizes curriculares. Tal oferta encontra-se norteada pelos ditames institucionais. Dentre os componentes curriculares destaca-se a disciplina Ciência e Religião, especialmente pelos desafios que compreendem a relação entre os dois campos de conhecimento. Apresentamos nas páginas deste artigo o resultado de uma proposta efetivada como itinerário formativo para discentes do curso de graduação em Pedagogia (Unidade Vila Matilde). A proposta teve como marcos da jornada semestral a leitura e produção de resenha do livro Eles Criam em Deus e a participação em aula especial e em encontros de orientações, de modo a culminar com a produção de uma história em quadrinhos (HQ) como recurso de divulgação científica balizada sob os preceitos das metodologias ativas, das tecnologias aplicadas à educação e com fundamentação calcada em Barbour no que concerne à relação entre ciência e religião sob o viés do diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, L. C. Da voz à tela: a nova linguagem docente. In: XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Anais... Campo Grande-MS, p. 1-12, 2001. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP11ABREU.PDF Acesso em: 27. Ago. 2020.

BARBOUR, I. Quando a ciência encontra a religião: inimigas, estranhas ou parceiras? São Paulo: Cultrix. 2004.

BORGES, I. A. Confessionalidade e construção ética na universidade. São Paulo: Mackenzie, 2008.

CARLINO, P. Escribir, leer y aprender en la universidad: uma introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.

CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SIVEIRA, M. C. Uma proposta de ensino e divulgação de ciências através dos quadrinhos. Ciência & Sociedade, p. 1-2, 2002. Disponível em: http://cbpfindex.cbpf.br/publication_pdfs/cs00802.2006_12_08_10_29_32.pdf Acesso em: 27 ago. 2020.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000. (A Sociedade em Rede, v. 1).

CONSU-20/2016. Conselho de Educação Superior. Diretrizes institucionais para o Ensino Religioso. Reunião 29/09/2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/68499765-Centrouniversitario-adventista-de-sao-paulo-unasp-diretrizes-institucionais-para-o-ensino-religioso.html Acesso em: 27 ago. 2020.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº 22, p. 89-100, 2003. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009

FONSECA, S.; MAGINA, S. Estratégias de ensino pela ótica dos estudantes: reflexões sobre a aprendizagem. Revista E-Curriculumn, v. 15, nº 3, p. 664-692, 2017. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p664-692

JUNQUEIRA, S. R. A. Ciência da Religião aplicada ao ensino religioso. In: PASSOS, J. D.; USARSKI, F. (Org.). Compêndio da Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013, v. 1, p. 603-614.

KNIGHT, G. R. Mitos na educação adventista: um estudo interpretativo da educação nos escritos de Ellen G. White. Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2010.

KOCH, I. V. E., V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007.

LUPETTI, K. O.; IWATA, A. Y. Produção de histórias em quadrinhos como processo de alfabetização científica: a Química em foco. Revista Temporis, v. 16, nº 2, p. 265-288, 2016. Disponível em: http://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/issue/archive Acesso em: 27 ago. 2020.

MALLMANN, E. M.; CATAPAN, A. H. Elaboração de materiais didáticos para mediação pedagógica a distância. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anped Sul. Santa Maria, RS: UFMS, 2006.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: MORAN, J.; BACICH, L. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre, RS: Penso, 2018.

OLIVEIRA, C. V. O valor informativo das histórias em quadrinhos como canal de divulgação científica. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.fiocruz.br/brasiliana/media/carlosvictoroliveira.pdf Acesso em: 27 ago. 2020.

OSBORNE, J. HANNESSY, S. Literature review in science education and the role of OCT: promise, problems and future directions. TeLearn. Disponível em: https://telearn.archives-ouvertes.fr/hal-00190441/document Acesso em: 27 ago. 2020.

PARZIANELLO, J. K.; MAMAN, D. Tecnologias na sala de aula: o professor como mediador. In: II Simpósio Nacional de Educação. XXI Semana de Pedagogia. Infância, sociedade e Educação. Anais... Cascavel, PR, 2010, p. 1-15.

PASSOS, J. D. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1999.

PPC-2018. Projeto pedagógico do curso. Pedagogia. Unasp, campus São Paulo, 2018.

RIPPER, A. V. O preparo do professor para as novas tecnologias. In: OLIVEIRA, V. B. (Org.). Informática em psicopedagogia. São Paulo: Editora Senac, 1996.

SANCHES, M. A.; DANILAS, S. Busca de harmonia entre religião e ciência no Brasil: reflexões a partir do ano de Darwin. Teocomunicação, v. 42, nº 1, p. 98-118, jan.-jun. 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/issue/view/595 Acesso em: 29 jul. 2020.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, nº 1, p. 59-77, 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/issue/view/18 Acesso em: 27 ago. 2020.

SEEGGER, V.; CANES, S. E.; GARCIA, C. A. X. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. Revista Monografias Ambientais, v. 8, nº 8, p. 1.887-1.899, 2012. https://doi.org/10.5902/223613086196

SEVERINO, A. J. A universidade, a pós-graduação e a produção do conhecimento. Curitiba, PR: Universidade Tuiuti do Paraná, 1998.

SILVA, R. P. Eles criam em Deus: biografias de cientistas e sua fé criacionista. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2017.

SOARES, A. M. L. Religião & educação: da Ciência da Religião ao Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.

VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone; Edusp, 1998.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

CARVALHO, F. L. G. de; MATEUS, D. L.; JESUS, M. L. de. As Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático para o Ensino Religioso. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 3, p. 96–106, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v3.n1.p96-106. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1515. Acesso em: 21 nov. 2024.