Contribuições para o repensar a liderança e a inovação na gestão escolar

Autores

  • José Márcio Silva Barbosa Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Acadêmica de Divinópolis

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p60-76

Palavras-chave:

Diretor Escolar, Liderança participativa e democrática, Projeto político-pedagógico, Inovação educacional

Resumo

Este estudo buscou argumentar sobre as proximidades entre a liderança do diretor escolar e a gestão como espaço de tomada de decisões que subsidiará novos desafios e possibilidades de inovação em educação. Integrado a essa ideia, o objetivo foi incrementar uma discussão acerca dos temas propostos na busca de pressupostos teóricos postulados que impulsionam eixos condutores do trabalho da escola. Com esta investigação qualitativa, desenvolvida por meio de análise bibliográfica, estabelecemos inicialmente uma discussão sobre inovação em educação na tentativa de compreendermos a explicação do conceito para sua construção na gestão escolar. A segunda seção traz uma discussão a respeito da liderança do diretor, considerado o responsável pela nova organização do trabalho pedagógico em tempos de inovação em educação. Por fim, tecemos algumas considerações que sistematizam as principais ideias e que levantam algumas proposições sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com a gestão escolar, sendo abertas expectativas acerca da liderança do diretor escolar para efetivação de seu ofício na escola e no currículo.

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Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2022-01-04

Versões

Como Citar

SILVA BARBOSA, J. M. Contribuições para o repensar a liderança e a inovação na gestão escolar. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, p. 60–76, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p60-76. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1421. Acesso em: 3 dez. 2024.