Morfossintaxe e o ensino de língua materna
uma reflexão sobre estruturas que materializam a comunicação em língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p71-82Palavras-chave:
Morfossintaxe, Contrato comunicativo, Prática pedagógicaResumo
O presente artigo ocupa-se de uma reflexão sobre o papel da morfossintaxe no ensino de língua materna e em questões que podem auxiliar o professor de língua portuguesa a colocar essas noções em prática em sala de aula sem desprezar a comunicação, ou seja, pondera que é possível trabalhar questões estruturais de língua da perspectiva de atos comunicativo-linguageiros. Passa pela noção de contrato de comunicação como pano de fundo para as reflexões que se interpõem e, dessa perspectiva, revisita os eixos sintagmático e paradigmático para então abordar a temática do estudo das estruturas linguísticas sob a visão do ato de comunicação. O artigo procura responder à problemática sobre o papel da morfossintaxe no ensino de língua materna, reflete sobre as estruturas linguísticas que materializam a comunicação e, por fim, ancorado em práticas pedagógicas, insere as noções morfossintáticas no plano do trabalho do professor de língua materna desembocando em uma reflexão sobre a importância dos estudos estruturais sempre aliados aos elementos comunicativos constitutivos dos processos linguísticos.
Downloads
Referências
AMORIM, M. C. F. A posição do sujeito em português. 2003. 145f. Dissertação (Mestrado em Linguística Geral) – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2003.
ANTUNES, I. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
CARONE, F. B. Morfossintaxe. São Paulo: Ática, 1995.
CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L; MELO, R. (Orgs.). Gêneros: Reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras da UFMG, 2004, p. 13-41.
LANDIM, A. F. M. Morfossintaxe e o ensino de língua materna: um olhar às estruturas linguísticas que materializam a comunicação. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Lato sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) – Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP, 2011.
LUFT, C. P. Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 1998.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 1996.
SAUTCHUK, I. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. Barueri: Manole, 2004.
SILVA, R. V. M. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola
Editorial, 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Docent Discunt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.