O TEXTO BÍBLICO: ABORDAGENS DIACRÔNICA, SINCRÔNICA E LITERÁRIA DE NARRATIVAS DO NOVO TESTAMENTO
Resumo
O texto bíblico, como o conhecemos, é um conjunto de vários textos que foram reunidos em um só livro. As leituras desses textos sempre tiveram na história variadas formas de aproximações; dentre essas formas estão as leituras sincrônicas e diacrônicas que ora privilegiam os rastros do texto na história (a diacrônica) e ora privilegiam a construção do texto como o temos na atualidade (a sincrônica). O artigo aqui apresentado preocupa-se com essas aproximações do texto bíblico, bem como em olhar com maior atenção para a aproximação literária das narrativas bíblicas com o intuito de descrever e refletir sobre essas formas de abordagens interpretativas da Bíblia.
Palavras-chave: Texto bíblico; Leitura; Bíblia como literatura.
Abstract: The biblical text as we know, is a junction of several texts joined in an only book. The reading of those texts, throughout history, have always had varied ways of approximation. In between those forms of approximation there are the synchronic readings and the diachronic readings, which once privileges the text traces on the history (diachronic), and once privileges the text construction as we currently have it (synchronic). The article presented here concerns to those approximations of the biblical text, as well as observes with higher attention the literary approximation to the biblical narratives aiming to describe and reflect about these ways of interpretative approaches of the Bible.
Keywords: Biblical text; Reading; Bible as literature.
Downloads
Referências
ALTER, R. A arte da narrativa bíblica. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
______. Um mergulho na narrativa bíblica. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, n. 251, ano VIII, p. 12-14 2008.
______; KERMODE, F. (Org.). Guia literário da Bíblia. São Paulo: UNESP, 1997.
BLOOM, H. Entrevista publicada na Veja Online em 31 de janeiro de 2001. Disponível em: http://abr.ai/1TaMi9j. Acesso em: 17 novembro de 2013.
CARSON, D. A. Comentário de João. São Paulo: Shedd Publicações, 2007.
DYCK, E. (Ed.). Hermenêutica. São Paulo: Shedd Publicações, 2012.
ECO, U. Seis passeios pelo bosque da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
FERREIRA, J. L. Ele será chamado pelo nome de Emanuel: o narrador e Jesus Cristo no Evangelho de Mateus. Tese. (Doutorado em Teologia). Campinas: UNICAMP, 2006.
GABEL, J. B.; WHEELER, C. B. A Bíblia como literatura. São Paulo: Loyola, 1993.
LÉON-DUFOUR, X. Leitura do Evangelho segundo João I. São Paulo: Loyola, 1996.
MAGGIONI, B. O evangelho de João. In: FOBRIS, R.; MAGGIONI, B. Os Evangelhos II. São Paulo: Loyola, 2006.
MARGUERAT, D.; BOURQUIN, Y. Para ler as narrativas bíblicas. São Paulo: Loyola, 2009.
MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
RICOEUR, P. Ensaios sobre a interpretação bíblica. São Paulo: Fonte Editora, 2008.
ZABATIERO, J. T.; LEONEL, J. Bíblia, literatura e linguagem. São Paulo: Paulus, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).