Resumo
O propósito deste estudo é analisar os principais pontos envolvidos na utilização de contraceptivos e a compreensão que existe sobre o assunto no meio cristão. Examinar se os métodos utilizados pela sociedade respeitam as normas ético-cristãs e, além disso, fornecer subsídios para o uso dos mesmos.Referências
AGÊNCIAS INTERNACIONAIS. Igreja rejeita uso de pílula abortiva. Folha de São Paulo, 23 jul. 1996.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. Edição Revista e Atualizada. 2. ed.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo Sociedade Bíblica do Brasil, 1971. Edição Revista e Corrigida.
DAVIS, John Jefferson. Evangelical Ethics, Issues Facing the Church Today. 2. ed. Phillipsburg/NJ: Presbyterian and Reformed Press, 1993.
FREIRE, Vinícius T. de; REDAÇÃO. Preservativo é mal menor, diz padre. Folha de São Paulo, 15 de fev. 1996.
FROMER, Margot J et al. Ethical Issues in Sexuality & Reproduction. 9. ed. St. Louis/MO: C.V. Mosby Company, 1983.
GEISLER, Norman L. Ética Cristã. 1. ed. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1997.
GRUNLAN, Stephen A. Marriage and Family – A Christian Perspective. Grand Rapids/MI: Zondervan Publishing House, 1984.
HESS, Ernst. A sexualidade na educação global, orientação para pais e mestres. 1. ed. São Paulo: Edições Paulinas, 1986.
KEANE, Philip S., S.S. Sexual Morality: A Catholic
Perspective. New York: Paulist Press, 1977.
KUBO, Sakae, Theology and Ethics of Sex. Nashville/TN:
Review and Herald Publishing Association, 1980.
LAHAYE, Tim; LAHAYE, Beverly. The Act of Marriage. Grand Rapids/MI: Zondervan Publishing House, 1976.
_______. O Ato Conjugal. 7. ed. Venda Nova/MG: Editora Betânia, 1986.
LIMA, Elinaldo Renovato de. Ética Cristã. 2. ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 2002.
MORAES, Natanael. Teologia e Ética do Sexo para Solteiros: Análise Bíblico-Histórica e Proposta Adventista de Educação Sexual. 2. ed. Engenheiro Coelho/SP: Imprensa Universitária Adventista, 2001.
SÉGUIN, Michel. A Contracepção e a Igreja – Balanço e Perspectiva. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 1998.
THIELICKE, Helmut. The Ethics of Sex. 1. ed. New York/NY: Fortress Press, 1964.
WOOLSEY, Raymond H. Sexo Cristiano y Planificación Familiar. 1. ed. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1987.
WITTSCHIEBE, Charles. God Invented Sex. 2. ed. Nashville/TN: Southern Publishing Association, 1974.
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).