A influência da educação escolar adventista na identidade e na fé de adolescentes
Palavras-chave:
Adolescência, Fé, Identidade, Crise de Identidade, Skinner, Fowler, Educação Adventista.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender a influência da educação escolar adventista na formação da identidade e fé dos adolescentes. Foram entrevistadas 12 adolescentes do 3º ano do Ensino Médio, com idades entre 17 e 18 anos, do sexo feminino, estudantes matriculadas no Colégio Adventista de Campinas e Colégio Adventista de Hortolândia, duas cidades do interior de São Paulo. A análise foi realizada apoiada nos modelos teóricos de Erik Erikson e James Fowler. Adotou-se uma metodologia qualitativa, mediante a análise do conteúdo das informações fornecidas nas entrevistas semi-estruturadas realizadas com informantes voluntárias, encontradas a partir de uma listagem fornecida pelos Colégios e por convites diretos. A análise dos dados revelou que a Educação Adventista influenciou a identidade deste grupo de adolescentes, favorecendo a postura aquisidora de identidade, promovendo a formação de adolescentes maduras e sadias que, havendo questionado as possibilidades e alternativas, podem enfrentar as crises e seguir seguras do que são e do que querem ser. Observou-se também que a fé deste grupo de adolescentes foi influenciada pela convivência com o ambiente educacional adventista, o qual fundamentou a existência das adolescentes de maneira significativa, atribuindo-lhes estrutura valorativa, estrutura de significação e sentido da vida. Notou-se que não houve impacto na fé enquanto conjunto de credos religiosos – pelo menos não em termos de adesão declarada à Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) – posto que as seis entrevistadas não adventistas, que estudaram durante todo o Ensino Básico nas Escolas Adventistas, saíram do Ensino Médio mais convictas de seus próprios conceitos religiosos. Quanto à crise de identidade, as entrevistas apontam para a possibilidade de que o diálogo praticado pelos professores e sua postura como modelos positivos – por vezes até exercendo a função de pais – foram importantes para as adolescentes, ajudando-as a tomar decisões apropriadas em momentos críticos, assim como favorecendo a valorização pessoal, em situações que a baixa auto-estima aflorava. Algumas adolescentes manifestaram a necessidade de alguns professores melhorarem seu relacionamento com os alunos; elas acreditam que essa proximidade poderia otimizar o aprendizado. Finalmente, fizeram observações quanto às aulas de Ensino Religioso, no sentido de que estas deveriam ser mais contextualizadas à necessidade da classe, e não limitar-se ao discurso puramente religioso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).