Breve análise do programa jovem adventista à luz dos seus objetivos filosóficos e teológicos
Palavras-chave:
programa J.A., ideais, ministério jovem, entretenimento, Igreja Adventista.Resumo
O objetivo desse trabalho é verificar se o culto semanal promovido para os jovens adventistas tem alcançado os objetivos idealizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Para tanto, foram entrevistados jovens de 16 a 30 anos, de três congregações das cidades de Piracicaba e Limeira, no interior do Estado de São Paulo. A conclusão do trabalho é que existe uma distância entre o que a filosofia do ministério jovem adventista, “salvação e serviço”, e a prática das programações voltadas para os jovens. Parece que no afã de fidelizar a presença dos jovens na igreja, os líderes locais têm optado por uma programação mais voltada ao entretenimento.
Downloads
Referências
Allen, Malcolm J., O desafio do ministério jovem, 1ª ed. (Artur Nogueira, SP: Gráfica da União Central Brasileira, 1999).
________Conduccion divina o presion mundana? – El ministério joven em la Iglesia Adventista. (Buenos Aires, Argentina: Asociacion Casa Editora Sudamericana, 1995).
Enciclopédia J.A., (Brasília, D.F.: Departamento JA da Divisão Sul-Americana da IASD, 2000).
Entrevistas com os Jovens. (IASD Central, Limeira, 2005).
Entrevistas com os Jovens. (IASD Gustavo Piccinine, Limeira, 2005).
Entrevistas com os Jovens. (IASD Central, Piracicaba, 2005).
Manual da Igreja, (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1970).
Manual do Ministério Jovem, 1ª ed. (Brasília D.F., Divisão Sul – Americana da IASD, 1992).
Marski, Artur Elias. Análise do encontro semanal dos jovens adventistas nas igrejas da União Sul-Brasileira da IASD e uma proposta alternativa do seu conteúdo programático, 1ª ed. (Engenheiro Coelho - SP: SALT, 1984).
Novaes, Allan. Breve análise das reuniões dos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia. (Engenheiro Coelho-SP: Revista Eletrônica Kerigma, www.unasp.edu/kerigma, 2005).
Timm, Alberto. “Podemos ainda ser considerados o povo da Bíblia?”: Revista Adventista, junho. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001).
White, Ellen G. Educação, 5ª ed. (Santo André - SP: Casa Publicadora Brasileira, 1977).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais
Em síntese, autores que publicam na Kerygma devem concordar que:
-
Após a aceitação, os direitos autorais dos artigos são transferidos à Kerygma.
-
Todo material de terceiros utilizado no texto deve estar corretamente referenciado.
-
Os autores devem possuir autorização para uso de imagens, tabelas e demais materiais gráficos.
-
Os autores asseguram que o texto é original, de sua autoria, e não foi submetido ou publicado em outro veículo.
-
As ideias e opiniões expressas são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a posição da revista.
-
Os editores reservam-se o direito de realizar ajustes textuais e adequações às normas editoriais.
-
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sob licença Creative Commons Atribuição–Não Comercial 4.0 Internacional.
-
Os autores autorizam a reprodução e adaptação do material pela Kerygma, mediante participação ou autorização expressa quando necessário.
-
A revista poderá distribuir, armazenar, arquivar e disponibilizar os artigos por quaisquer meios físicos ou digitais, gratuitos ou pagos.
-
Os autores podem firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva do trabalho, com menção à publicação original na Kerygma.
-
A reprodução integral ou parcial dos textos em outros meios requer autorização prévia e escrita do editor.
-
Os autores são autorizados e incentivados a divulgar seus trabalhos online antes ou durante o processo editorial, visando ampliar seu impacto acadêmico.




