Pós-modernidade e a modificação do perfil do jovem adventista
Palavras-chave:
jovem adventista, espiritualidade, pós-modernismo.Resumo
Apresenta-se um estudo do pós-modernismo de forma contextualizada, em virtude a grande gama de jovens que temos em nossas igrejas. Presta-se também um estudo da apreensão por parte dos líderes da IASD em relação ao perfil do jovem adventista mediante os fenômenos da pós-modernidade a começar pelo pastor Miroslav Pujic do CSPS (Centro para Estudos Seculares e Pós-modernos da Igreja Adventista do 7º Dia Mundial), que tem apresentado estudos de como melhor atingir a essas pessoas, visando mais aos jovens que são a maioria. Estuda-se também, o início do Movimento dos Missionários Voluntários em detrimento ao significado do pós-modernismo, que vem apresentado de pluralismo religioso nas tentativas de modernizar o evangelho [Jesus], visando os desafios atuais como metas de conquistas. Tendo como proposta conclusiva uma resposta a esse fenômeno, por parte de nossa denominação.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO, Geral, História de nossa igreja, Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1965.
BÍBLIA, N.T., Português, Bíblia Sagrada: Revista e Atualizada no Brasil, Trad. João Ferreira de Almeida, São Paulo: Edições Vida Nova, 2000.
BINGEMER, Maria Clara L., Alteridade e vulnerabilidade, experiência de Deus e pluralismo religioso no moderno em crise, São Paulo, SP: Editora Loyola, 1993.
BORGES, Michelson e RAMOS, Ana Paula., Revista Adventista – Novembro 2008, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
CRESS, James A., Palestra: Recruiting lady leaders, Anotações da palestra proferida na capela do SALT, em 13 de Março de 2008.
DEMAR, Gary., Thinking Straight in a Crooked World, American Vision, p. 298-299.
DORNELES, Vanderlei. Cristãos em Busca do Êxtase. Eng. Coelho: Unaspress, 2006.
EDWARDS, Gene., Assim uma igreja conquista almas, Rio de Janeiro, RJ: Emprevan, 2008, p.66.
FILHO, Isaltino Gomes Coelho., A Pós-modernidade, um desafio a pregação do evangelho, Disponível em <http://www.luz.eti.br/es_aposmodernidadeumdesafio.html>
Acessado em 14 de Novembro 2008.
FOLLIS, Rodrigo S., Filosofias Pós-Modernas. Disponível em:
<http://rodrigofollis.blogspot.com/htm> Acessado em 06 de Julho 2008.
GONDIM, Ricardo. Fim de Milênio: Os Perigos e Desafios da Pós-Modernidade na Igreja. S. Paulo: Abba Press, 1996
GRENZ, Stanley. Pós-modernismo - um guia para entender a filosofia o nosso tempo. São Paulo: Vida Nova, 1997.
HORTON, Michael S. O Cristão e a Cultura: Orientação Bíblica Para o Crente. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2006.
LEPARGNEUR, Hubert., O cristianismo na pós-modernidade, São Paulo, SP: 2003.
MARINS, Luiz Almeida., O Brasil e os desafios do século XXI, New York, EUA: Anthropos Consulting, 2008.
MARRIEL, Nelson de Souza Mota., A espiritualidade na condição pós-moderna, Caminhando – Revista da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – jan/jun, São Bernardo do Campo, SP: Editora da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2007.
MARSKI, Artur., Análise do encontro semanal dos jovens adventistas nas igrejas da União Sul Brasileira da IASD e uma proposta alternativa do seu conteúdo programático. Dissertação de Mestrado. São Paulo, SP: Seminário Latino Americano de Teologia, 1984.
MUGANDA, Baraka., Revista Ministério, mar/abr, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
NOVAES, Allan., Revista Adventista – Maio de 2007, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.
_____, Allan M., O Ministério Jovem e a Pós-modernida: Breve análise das reuniões de jovens da igreja adventista do sétimo dia, Disponível em: <http://www.unasp.edu.br/kerygma/htm> Ano 1 – Número 2 – 2º Semestre 2005.
_____, Allan., A Crise da Ciência: pós-modernidade e a prática do jornalismo científico OSBORN, T. L., Conquistando Almas: Lá fora onde os pecadores estão, São Paulo, SP: PAULIEN, Jon., Deus no Mundo Real: Segredos para viver o cristianismo na sociedade moderna, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
PUJICALAR, Miroslav., CSPS - Centro para Estudos Seculares e Pós-modernos da Igreja Adventista do 7º Dia Mundial, 2008.
REID, George W., Compreendendo as Escrituras, Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2007.
REVISTA, Veja, 10 de setembro de 2008, edição 2077 – ano 41 – nº 36, São Paulo, SP: Editora Abril S/A, 2008.
SANTOS, Zinaldo A., Revista Adventista – Setembro 2008, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
STOTT, John., Ouça o Espírito, ouça o mundo, 2ª Edição, São Paulo, SP: ABU Editora, 2005.
SUPERINTERESSANTE <http://www.unimar.br/inovcom/artigo_01.pdf>. Acesso em: 3 de Novembro de 2008.
TIMM, Alberto. “Podemos ainda ser considerados o povo da Bíblia?”. In: Revista Adventista, junho/2001, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, p. 14-16.
VASQUES FILHO, P., Religião, ídolos e Reino de Deus: Religiosidade Popular, São Paulo, SP: Edições Paulinas, 1984.
VEITH, Gene Edward., Tempos Pós-modernos: Uma avaliação cristã do pensamento e da cultura da nossa época, São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999.
WHITE, Ellen G., Atos dos Apóstolos, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1987.
_____, Ellen G., Review and Herald, 14 de Novembro 1893.
_____, Ellen G., Signs of the Times, 29 de Maio 1893.
WIKIPÉDIA, Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-modernidade> Acessado em: 19 de Agosto 2008.
WOLTER, Bernedt Dietrich., Estudos em Crescimento de Igreja, Engenheiro Coelho, SP: Material Apostilado, 2008.
ZETUNE, Daniel., Expandindo sua criatividade, São Paulo, SP: Editora CLA Cultural Ltda, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).