Teenage and Its Conflicts: An Analysis of the Sabbath School Quarterly for Teenagers

Authors

  • Henrique de Azevedo Zanin

Keywords:

Teenager, Conflict, God, Church, Sabbath School Quarterly.

Abstract

In the field of the Theology of Christian Education there is an intense concern with the process of learning by a student, i.e., if he is really learning what has being taught. The present works from the perspective of the Theology of Christian Education, the Psychology of Human development, and the Seventh-day Adventist Church Proposal for teenagers. It also aims to help pastors, professors, and students by providing some means that may help the understanding, the analysis and acts of help to teenagers in their natural conflicts. Through an analysis of the Sabbath Schools Quarterly for teens, the research intends to explore a way for a better understanding of a teenager and his conflicts, and the challenge to improve a teenager relationship with himself, with his social environment and with God.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Aberastury, Arminda. “O adolescente e a liberdade”. Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

__________ . “O adolescente e o mundo atual”. Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

Bloom, Benjamim S.; Engelhart, Max D.; Furst, Edward J.; Hill, Walker H.; Krathwohl, David R. Taxionomia de objetivos educacionais. 5ª Ed. Porto Alegre, RS: Globo, 1976.

Bock, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Artigo encontrado no site http://scielo.bvspsi. org.br/pdf/pee/v11n1/v11n1a07.pdf, no dia 8 de setembro de 2008.

Brasil, Maria Auxiliadora S. Da problemática da adolescência: o estudante mineiro de ensino médio. Belo Horizonte, MG: Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, 1963. Em Pfromm Netto, Psicologia da Adolescência, 8.

Breton, David Rtertrt Le. “Antropologia dos comportamentos de risco e escarificações na adolescência”. Em Arquivo Brasileiro de Psicologia. Vol.59, n°2, 120-131. Dezembro de 2007.

Campbell, Ross. Como realmente Amar seu Filho Adolescente. São Paulo: Mundo Cristão, 2005.

Cavalcanti, José Carlos. Ensino ou aprendizado: do quê estão tratando quando falam em qualidade da Educação?. Pesquisa realizada na internet, no site http://www.blogdafolha.com.br/permalink.php?id=1629&secao= no dia 14 de outubro de 2008.

Charbonneau, Paul Eugene. Adolescência e Liberdade. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980.

Christenson, Larry. A Família do Cristão. 5ª Ed. Venda Nova, MG: Editora Betânia, 1986.

Collins, Gary R. Aconselhamento Cristão: edição século 21. São Paulo: Vida Nova, 2004.

Duddley, Roger. Why our teenagers leave the church. Whashington, DC: Review and Herald, 2000.

Erikson, Erik. Identidade, juventude e crise. 2ª Ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara, 1987.

Fachini, Natal. Adolescente: a psicologia desde estranho guri-guria. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 1992.

Fenwick, E. e Smith, T. Adolescência: guia de sobrevivência para pais e adolescentes. São Paulo: Editora Ática, 1996.

Ferreira, Berta Weil. O cotidiano do adolescente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Fichter, Joseph Henry. Sociologia. São Paulo: EPU, 1975.

Hamze, Amélia. A taxonomia e os objetivos educacionais. Artigo encontrado no site http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-taxonomia-e-osobjetivos-educacionais.htm, no dia 13 de outubro de 2008.

Huerta, José. A Classificação dos Objetivos de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1979.

Kemp, J. Adolescência: crise ou curtição. São Paulo: Editora Vida, 1997.

Knobel, Mauricio e Rosenthal, Gela. “O pensamento no adolescente e no adolescente psicopático”. Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

Knobel, Maurício. “A Síndrome da Adolescência Normal”. Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

__________ . “Introdução” Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

LaHaye, B. Como desenvolver o temperamento de seus filhos. 7º Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1995.

Lepre, Rita Melissa. Adolescência e Construção da Identidade. Artigo encontrado no site http://www.slowmind.net/adolescenza/lepre1.pdf, no dia 8 de setembro de 2008.

Lição da Escola Sabatina – Adolescentes: 3° trimestre de 2008. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

Mielnik, Isaac. Os Adolescentes: conceito, dinâmica e orientação do adolescente. São Paulo: IBRASA, 1984.

Minholi, Marcelo. Avaliação Somativa. Artigo encontrado no site http://wiki.sintectus.com/bin/view/EaD/AvaliacaoSomativa#Avaliação_Somativa, no dia 14 de outubro de 2008.

Nérici, Imídio Giusepe. Adolescência: o drama de uma idade. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Científica.

Novello, Fernanda Parolari. Psicologia da Adolescência: o despertar para a vida. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 1990.

Parrott, Les. Adolescentes em conflito: os 36 problemas mais comuns na adolescência: um guia prático para pais e educadores. São Paulo: Editora Vida, 2003.

Pfromm Netto, Samuel. Psicologia da Adolescência. 5ª Ed. São Paulo: Pioneira, 1976.

Poujol, Jacques & Claire. Os conflitos: como se originam, como se desenvolvem e como solucioná-los. São Paulo: Editora Vida, 2005.

Rieth, Flávia e Leal, Ondina Fachel. Sexualidade e AIDS: um estudo antropológico através de grupos focais de adolescentes. Pesquisa encontrada no site http://www.nupacs.ufrgs.br/comuns/imagensDB/cadernos/arquivo_20.pdf, no dia 25 de novembro de 2008.

Schowalter, John E. e Anyan, Walter R. Guia prático da adolescência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

Silva, Alitta Guimaräes Costa Reis Ribeiro. “Adolescência: uma visão histórica e antropológica”. Em V Congresso Brasileiro de Adolescência da SPC. Belo Horizonte, ASBRA, 1993.

Suárez, Adolfo S. A Influência da Educação Escolar Adventista na Identidade e na Fé de Adolescentes. Dissetação de Mestrado em Ciência da Religião. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2005.

__________ . Apostila para as Aulas de Teologia da Educação. Agosto de 2005.

Sung, Jung Mo. Educar para Reencantar a Vida. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

Tiba, Içami. Adolescência: o despertar do sexo. São Paulo: Editora Gente, 1994.

Wagner, Adriana; Ribeiro, Luciane de S.; Arteche, Adriane X.; Bornholdt, Ellen A. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Artigo encontrado no site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79721999000100010&script=sci_arttext&tlng=pt, no dia 25 de novembro de 2008.

Wall, Paula de; Telles, Marcos. A taxionomia de Bloom. Documento encontrado no site http://www.faculdadesdombosco.edu.br/v2.1/documentos/verbos_de_aplicacao_para_elaboracao_de_objetivos_pedgre.pdf, no dia 13 de outubro.

White, Ellen G. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2000.

__________ . Conselhos sobre Educação. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2002.

__________ . Educação. 9ª Ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2003.

__________ . Fundamentos da Educação Cristã. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996.

__________ . Mente, Caráter e Personalidade. Vol. 1. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1989.

__________ . Obreiros Evangélicos. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996.

__________ . Orientação da Criança. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996.

__________ . Parábolas de Jesus. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.

Yoshitake, Mariano; Carvalho, Joana D’Arc Silva Galvao de; Pedrosa Júnior, Carlos. Controle de gestão na taxonomia de domínio cognitivo. Artigo encontrado no site eco.unne.edu.ar/contabilidad/costos/VIIIcongreso/096.doc, no dia 13 de outubro de 2008.

Yus, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

Zekcer, Israel (Org.). Adolescente também é gente. 2ª Ed. São Paulo: SUMMUS, 1985.

Published

2010-03-05

How to Cite

ZANIN, H. de A. Teenage and Its Conflicts: An Analysis of the Sabbath School Quarterly for Teenagers. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 6, n. 1, p. 139, 2010. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/kerygma/article/view/183. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Trabalho de Conclusão de Curso