Os desafios do líder administrativo empreendedor frente à hierarquia do sistema da organização da igreja adventista do sétimo dia
Palavras-chave:
departamentais, empreendedor, Igreja Adventista do Sétimo Dia, líder administrativo, praxe, publicações.Resumo
Este trabalho aborda a seguinte problemática referente ao líder administrativo dos departamentos de publicações da União Central Brasileira, um dos órgãos da Igreja Adventista do Sétimo Dia: Como pode um líder administrativo, do setor de publicações, ser um empreendedor, respeitando a hierarquia existente no sistema da organização da Igreja Adventista do Sétimo Dia? Sob este ponto de vista, o objetivo geral dessa investigação é o de “Analisar o método que o departamental de publicações da Igreja Adventista do Sétimo Dia utiliza para usar o seu empreendedorismo respeitando o sistema hierárquico da organização”. Este trabalho analisa a questão da liderança desde os primórdios da administração, e desenvolve uma pesquisa de campo com o instrumento da entrevista. A pesquisa deixa bem claro que no departamento de publicações, existem regulamentos, leis que são chamadas de PRAXE, e que são seguidas por todos os departamentais. Todo líder entrevistado respeita a PRAXE, mostrando que são unidos num único foco. Mas acima de tudo pode se concluir que muitos departamentais não possuem muitos conhecimentos técnicos acerca de administração, mas demonstram que possuem um espírito de empreendedorismo em suas ações de trabalho, conseguindo levar com sucesso seu departamento.
Downloads
Referências
BENNIS, Warren e NANUS, Burt. Líderes: estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo, SP: Editora Harbra, 1988, p. 04.
BÍBLIA, A Bíblia de Jerusalém. São Paulo, SP: Sociedade Bíblica Católica Internacional e Paulus, 2000.
BRITTO, F. e WEVER, L. Empreendedores Brasileiros: vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro, RJ: Editora Campus, 2003, p. 13, 18, 21, 22.
CANDELORO, Raúl (editor). Liderança & Supervisão. Editora Quantum: Abril de 2006, ano iii, nº 22, p. 03, 04.
CANDELORO, Raúl (editor). Liderança & Supervisão. Editora Quantum: Maio de 2006, ano iii, nº 23.
CANDELORO, Raúl (editor). Liderança & Supervisão. Editora Quantum: Junho de 2006, ano iii, nº 24, p. 06.
CARNEGIE, D. O Líder Em Você: como fazer amigos, influenciar pessoas, e ter sucesso em um mundo de mutação. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Record, 1995, p. 24.
CHIAVENATO, I. Administração Nos Novos Tempos. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Elsevier/Campus, 2004, p. 43.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Elsevier/Campus, 2005, p. 17-53.
DRUCKER, P. F. Desafios Gerenciais Para o Século XXI. 1. ed. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learining, 2001, p. 18, 19, 52.
EMILIANO, Gómez. Liderança Ética, um Desafio do Nosso Tempo. São Paulo, SP: Editora Planeta do Brasil, 2005, p. 124, 125, 126.
FARRELL, L. C. Entrepreneurship: fundamentos das organizações empreendedoras. São Paulo, SP: Editora Atlas, 1993, p. 45.
FATZENBACH, J. R. Os Verdadeiros Líderes da Mudança: como promover o crescimento e o alto desempenho na sua empresa. Rio de Janeiro, RJ: Editora Elsevier/Campus, 1996.
FERREIRA, A. B. H. Mini Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 1977, p. 292.
GERBER, M. E. O Mito do Empreendedor: como fazer de seu empreendimento um negócio bem-sucedido. São Paulo, SP: Editora Saraiva, 1990, p. 67.
HALLORAN, J. W. Por Que os Empreendedores Falham: como evitar armadilhas fatais que podem levar seu negócio a um fracasso total. São Paulo, SP: Makron Books, 1994, p. 7.
HARVAD BUSINESS REVIEW, Liderança: os melhores artigos de Harvad Business Review. Rio de Janeiro, RJ: Editora Elsevier, 2006, p. 62, 205.
KOUZES, J. M. e POSNER, B. Z. O Desafio da Liderança: como conseguir feitos extraordinários em organizações. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Elsevier/Campus, 1991.
KOUZES, J. M. e POSNER, B. Z. O Desafio da Liderança: como conseguir feitos extraordinários em organizações. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Elsevier/Campus, 2003.
MAXWELL, J. C. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança: siga-as e as pessoas o seguirão. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 1999, p. 18.
MAXWELL, J. C. Desenvolva Sua Liderança. Rio de Janeiro, RJ: Editora Record, 1996, p. 11.
MAXWELL, J. C. Seja o Líder que Todos Querem Ter: usando o seu carisma para motivar pessoas. 3. ed. São Paulo, SP: Editora Sepal, 2003.
SCHOLTES, P. R. O manual do líder: um guia para inspirar sua equipe e gerenciar o fluxo de trabalho no dia-a-dia. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark Editora, 1999, 68.
STOTT, J. Os Desafios da Liderança Cristã: os relacionamentos pessoais: o desânimo, a juventude e a estagnação. São Paulo, SP: ABU Editora S/C, 1999, 23, 34, 46.
USSEM, M. Liderando Para o Alto: como conduzir seu chefe em benefício de todos. São Paulo, SP: Negócio Editora, 2002, p. 115, 173, 187, 204, 293.
WHITE, E. G. Administração Eficaz: como multiplicar os recursos com sabedoria. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2002.
______. O Colportor Evangelista. 7 ed. Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1993.
______. Conselhos Sobre Educação. Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1976.
http://www.adventist.org (acesso 25/09/2006 às 9h e 20 min.)
http://www.asd-mr.org.br/html/colportagem.html (acesso 25/04/2007 às 17h e 30 min.)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colportagem (acesso 25/04/2007 às 17h e 45 min.)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).