A atuação do espírito santo através dos dons sobrenaturais
Palavras-chave:
Espírito Santo, Dons, Dom do Espírito, AtualidadeResumo
O presente artigo trata atuação do Espírito Santo através dos dons sobrenaturais nos dias atuais. A pesquisa passa por três diferentes posições a respeito desse assunto: os cristãos que afirmam que a manifestação do dom de línguas, ou de cura, ou de profecia é essencial para que o crente tenha a certeza de que o Espírito Santo está nele ou operando através dele ; os cristãos que advogam a inexistência de acontecimentos sobrenaturais na atualidade ; e por fim, os crentes que não enfatiza m nem a ausência total de dons sobrenaturais nem a ênfase demasiada nestes acontecimentos. Para a comparação das posições acima citadas foi adotado um estudo dos relatos Bíblicos de quando os dons do Espírito Santo se manifestaram, sua classificação e propósito; seguido de uma análise comparativa com as declarações atuais dos ramos cristãos.
Downloads
Referências
Benedicto, Marcos de. “Carismas no Século XXI?”. Parousia 1 (2000): 60-72.
________,. “O Toque da fé: paradigmas bíblicos da cura divina”. Dissertação de M. Th., Seminário Latino-Americano de Teologia, Engenheiro Coelho, SP, Brasil, janeiro de 2001.
________,. O Fascínio dos milagres: Uma visão Bíblica dos fenômenos de cura. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2006.
Bergstén, Eurico. Introdução à teologia sistemática. Rio de Janeiro: Cpad, 1999.
BibleWork 6.0
Coenen, Lothar. Diccionario teologico del nuevo testamento.Vol. 2. Espanha: Ediciones Sigueme, 1986.
Douglas, Herbert E. Mensageira do Senhor. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
Froom, LeRoy Edwin. A vinda do Consolador: nossa mais urgente necessidade. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1991.
Gerhard, Friedrich, e Bromiley, Geoffrey W. Theological dictionary of the New Testament. Grand Rapids, EUA: William B. Eerdmans Publishing Company, 1983. 9: 404-405 e 6: 332, 876.
Gonzalez, Lourenço Silva. Assim diz o Senhor!. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1986.
Graham, Billy. O Poder do Espírito Santo. Rio de Janeiro: Cpad, 2001.
Grellmann, Hélio L., e Lessa (Ed.), Rubens S. Nisto cremos: 27 ensinos bíblicos dos adventistas do sétimo dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2003.
Grudem, Wayne, e Jeff Purswell (Ed.). Manual de teologia sistemática: uma introdução aos princípios da fé cristã. São Paulo: Vida, 2001.
Grudem, Wayne. O Dom de profecia: Do Novo Testamento aos dias atuais. São Paulo: Vida, 2004.
Guimarães, Almir Ribeiro. O Espírito Santo, pessoa, presença, atuação.Vol. 1. São Paulo: Vozes, 1973.
Oliveira, Raimundo de. As Grandes doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: Cpad, 2001.
Pearlman, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. São Paulo: Vida, 2002.
Santos, Enio dos. O Espírito Santo no passado, presente e futuro: batismo com o espírito, carismatismo e dom de línguas, milagres e
curas. Ijuí, RS: Colméia, 2002.
Stott, John R. W. Batismo e plenitude do Espírito Santo: o mover sobrenatural de Deus. São Paulo: Vida, 2002.
White, Arthur L. Ellen G. White: mensageira da igreja remanescente. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1993.
White, Ellen G. Atos dos apóstolos. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1999.
________,. O Desejado de todas as nações. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2004.
________,. Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2002.
Williams, Derek. Dicionário bíblico vida nova. São Paulo: Vida Nova, 2003.
Zackrison, James W. Dones espirituales practicos. Argentina: Asociacion Casa Editora Sudamericana, 1996.
Zurcher, Jean R. “O Dom de Línguas Segundo a Bíblia”. ministério,setembro/Outubro de 1977, 20-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais
Em síntese, autores que publicam na Kerygma devem concordar que:
-
Após a aceitação, os direitos autorais dos artigos são transferidos à Kerygma.
-
Todo material de terceiros utilizado no texto deve estar corretamente referenciado.
-
Os autores devem possuir autorização para uso de imagens, tabelas e demais materiais gráficos.
-
Os autores asseguram que o texto é original, de sua autoria, e não foi submetido ou publicado em outro veículo.
-
As ideias e opiniões expressas são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a posição da revista.
-
Os editores reservam-se o direito de realizar ajustes textuais e adequações às normas editoriais.
-
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sob licença Creative Commons Atribuição–Não Comercial 4.0 Internacional.
-
Os autores autorizam a reprodução e adaptação do material pela Kerygma, mediante participação ou autorização expressa quando necessário.
-
A revista poderá distribuir, armazenar, arquivar e disponibilizar os artigos por quaisquer meios físicos ou digitais, gratuitos ou pagos.
-
Os autores podem firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva do trabalho, com menção à publicação original na Kerygma.
-
A reprodução integral ou parcial dos textos em outros meios requer autorização prévia e escrita do editor.
-
Os autores são autorizados e incentivados a divulgar seus trabalhos online antes ou durante o processo editorial, visando ampliar seu impacto acadêmico.




