Conceito e o propósito da educação segundo comenius no livro didática magna
Palavras-chave:
Comenius, Educação, Didática magnaResumo
O principal objetivo deste estudo bibliográfico foi realizar uma análise exploratória da visão educacional de Comenius em seu mais relevante livro: a Didática Magna. As seguintes indagações foram consideradas: Quem foi Comenius e o que fez desta sua obra mais notável? Qual é a concepção e propósito da educação em sua visão? E quais as contribuições deste conceito para o educador na era contemporânea? Os dados indicam que Comenius concebia a educação como instrumento eficaz para levar o ser humano ao conhecimento de Deus e de Sua vontade e por isso deve ser universal. Sua concepção de ser humano considera o problema do pecado e necessidade de redenção, objetiva uma educação que restaure no ser humano à imagem e semelhança de seu Criador. Ao escrever seu livro-texto mais célebre, Comenius aborda de forma prática como deveria ser a educação e como as pessoas deveriam ser tratadas. Ele reconhece a responsabilidade dos educadores, bem como o potencial das experiências formativas da tenra infância como decisivas não só para esta vida, mas para a eternidade.
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