Conceito e o propósito da educação segundo comenius no livro didática magna

Autores

  • Karla Adriane Corrêa Oliveira Faculdade Adventista da Amazônia - FAAMA, Pará, (Brasil)
  • Jefferson Rangel Ribeiro Faculdade Adventista da Amazônia - FAAMA, Pará, (Brasil)

Palavras-chave:

Comenius, Educação, Didática magna

Resumo

O principal objetivo deste estudo bibliográfico foi realizar uma análise exploratória da visão educacional de Comenius em seu mais relevante livro: a Didática Magna.  As seguintes indagações foram consideradas: Quem foi Comenius e o que fez desta sua obra mais notável? Qual é a concepção e propósito da educação em sua visão? E quais as contribuições deste conceito para o educador na era contemporânea? Os dados indicam que Comenius concebia a educação como instrumento eficaz para levar o ser humano ao conhecimento de Deus e de Sua vontade e por isso deve ser universal. Sua concepção de ser humano considera o problema do pecado e necessidade de redenção, objetiva uma educação que restaure no ser humano à imagem e semelhança de seu Criador. Ao escrever seu livro-texto mais célebre, Comenius aborda de forma prática  como deveria ser a educação e como as pessoas deveriam ser tratadas. Ele reconhece a responsabilidade dos educadores, bem como o potencial das experiências formativas da tenra infância como decisivas não só para esta vida, mas para a eternidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Adriane Corrêa Oliveira, Faculdade Adventista da Amazônia - FAAMA, Pará, (Brasil)

PhD. em Educação pelo Adventist Institute of Advanced Studies – AIIAS, (Filipinas) Docente dos cursos de Teologia e Pedagogia na Faculdade Adventista da Amazônia - FAAMA, Pará, (Brasil). Coordenadora do Grupo de Pesquisa - Teologia e Educação (GEDIC).

Jefferson Rangel Ribeiro, Faculdade Adventista da Amazônia - FAAMA, Pará, (Brasil)

Graduando do curso Bacharelado em Teologia pela Faculdade Adventista da Amazônia - FAAMA, Pará, (Brasil).

Referências

ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia sagrada: antigo e novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2.ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.

BOSSA, Nadia A. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BOTO, C. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogía y Saberes, 54, 2021. Disponível em: Acesso em 24 nov 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília: 2018.

______. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

COMENIUS, Iohannis Amos. Didáctica magna. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

DARIUS, R.; DARIUS, F. A didática em Comenius e a didática contemporânea: alguns apontamentos. Revista Científica do UBM, Maringá, v. 19, n. 37, p. 185-210, 2017.

DIAS, Jéssica França, Temas da didática magna de Comenius: temas da escola moderna. Anais do III Terceiro Encontro de Didática e Práticas de Ensino, Goiânia: Faculdade de Educação – UFG, 2009.

GARCIA, R. A. G. A didática magna: uma obra precursora da pedagogia moderna? Revista HISTEDBR On-line. Campinas, v. 14, n. 60, p. 313-323, 2015.

GHIRALDELLLI, Paulo Junior. História da educação brasileira. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GONTIJO, Fábio de Brito. A didática magna de comenius e as declarações da Unesco. Dissertação (Mestrado). Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016.

LIRA, Liliane Oliveira. Contribuições da didáctica magna de comenius para a formação docente na atualidade. João Pessoa: UFPB, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/17876/1/LOL10082020.pdf> Acesso em 14 out 2022.

LOPES, Edson Pereira. O conceito de educação em João Amós Comenius. Fides Reformata, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 49-63, 2008.

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete educação para todos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix, 2015. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/educacao-para-todos/>. Acesso em 06 set 2022.

OLIVEIRA, Fernando Henrique Cavalcante de. O ensino religioso na escola pública: perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas: Unicamp, 2011.

PEREIRA, Meira Chaves. Educação e didática em Comenius. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, Espanha, v. 9, n. 2, p. 104-115, 2016.

SUARÉZ, A. S. “Educar é redimir”: significado e implicações da noção de redenção-educação nos escritos de Ellen G. White. Revista Parousia, Engenheiro Coelho, p. 51-81, 2010.

WALKER, Daniel. Comenius: o criador da didática moderna. Juazeiro do Norte: HB, 2001.

WHITE, Ellen G. Educação. 1.ed. [s.l]: The Ellen G. White Estate, 2013.

UNESCO. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: Unesco, 2016.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

OLIVEIRA, K. A. C.; RIBEIRO, J. R. Conceito e o propósito da educação segundo comenius no livro didática magna. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 4, p. e01550, 2023. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1550. Acesso em: 18 abr. 2024.