RELATO DE EXPERIÊNCIA

OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO METODOLOGIA NA PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA

Autores

  • Luciane Weber Baia Hees
  • Marlene Silva Antunes

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p88-101

Palavras-chave:

PREVENÇÃO, ABUSO SEXUAL, INFÂNCIA, METODOLOGIA PEDAGÓGICA, LÚDICO

Resumo

No âmbito educacional, a articulação entre ensino e aprendizagem encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este artigo tem como finalidade principal trabalhar o processo de formação e organização emocional de crianças, através de oficinas pedagógicas nas quais se pretendeu inibir a incidência do abuso sexual na infância. Essas oficinas foram aplicadas numa perspectiva lúdica, onde as crianças foram influenciadas a serem corajosas e espertas diante do perigo, além de aprender a se defender e vencer o medo de buscar ajuda de um adulto de confiança. Fundamentando-se em estudos que valorizam o lúdico e seu papel na educação, além de apoiar-se no Estatuto da Criança e do Adolescente quando afirma que "todas as crianças e adolescentes têm o direito de viverem livres de toda a forma de violência", relata-se sucintamente uma experiência de oficinas realizadas e alguns dos resultados identificados. Por fim, conclui-se reforçando a evidente necessidade de trabalhar a prevenção do abuso sexual infantil, e sugere-se que isso seja realizado através de uma metodologia pedagógica, sem impor medo na criança ao preveni-la de situações que podem expô-la ao abuso sexual.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÉSTHER, A. B. Por que se faz pesquisa qualitativa? Disponível em: https://bit.ly/34eEvDO. Acesso em: 19/10/2020.

FINKERHOR, D. Childhood victimization: Violence, crime and abuse in the lives of young people. New Hampshire: Oxford Scholarship Online, 2008.

LUTZJER , J. R. Preventing violence: Research and evidence based intervention strategies. American Psychological Association, 2006

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Inspire: sete estratégias para pôr fim à violência contra as crianças. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3lKhe2E. Acesso em 14 outubro de 2020. PAVIANI, N. M. S.; FONTANA , N. M. Oficinas pedagógicas: Relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago 2009.

PRICE, J. M. A Pedagogia de Jesus, 2ª Ed.. Rio de Janeiro: Editora Juerp, 1993.

THE NATURAL CHILDREN PROJECT. GERSHOFF, E. Report on physical punishment in united states: What research tell us about its effects on children. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3j4bvTr. Acesso em: 14 de outubro de 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Plan de Acción Mundial: Los sistemas de salud enfrentan laa violencia contra las mujeres y las niñas. 2017 Disponível em: https://bit.ly/2H5JdLi. Acesso em: 14 de outubro de 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Responding to Children and Adolescents Who Have Been Sexually Abused: WHO clinical guidelines 2017. Disponível em: https://bit.ly/317s5Me. Acesso em: 14 de outubro de 2020.

Downloads

Publicado

2020-10-16

Como Citar

WEBER BAIA HEES, L.; SILVA ANTUNES, M. RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO METODOLOGIA NA PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 88–101, 2020. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p88-101. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/rdd/article/view/1322. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos