Ellen G. White e a ficção literária
Palavras-chave:
Literatura, Ellen G. White, Ficção, Leitura recomendávelResumo
Este artigo aborda a questão do uso da ficção literária nas instituições adventistas de ensino e leva em consideração as declarações de Ellen G. White que aparentemente condenam essa prática. Seu objetivo é verificar, à luz das publicações literárias da época e da opinião dos especialistas adventistas em literatura, as circunstâncias em que Ellen G. White se pronunciou acerca da ficção. Além disso, analisa se a concepção que Ellen G. White tinha do termo ficção corresponde ou não à definição de ficção literária. Finalmente, o artigo trata das implicações dessas considerações.
Downloads
Referências
ADAMS, R. Editorial. Adventist Review, jun. 1993.
CLOUTEN, K. The library of faith: an exploration of the role of the library in a Seventh-day Adventist college. Christ in the Classroom, v. 7, p. 39-54, 1992.
COMSTOCK, A. Traps for the young. New York: Funk & Wagalls, 1883.
CUMMINGS, M. S. The lamplighter. Leipzig: B. Tauchnitz, 1854.
DAVIS, D. Literature for the nation. In: LAND, G. (Ed.). The world of Ellen G. White. Washington: Review & Herald, 1987.
DUNCAN, D. J. On the necessity of fiction in the life of faith. Spectrum, v. 27, n. 4, p. 68, 1999.
MCGARRELL, S. A. Should Adventist academies teach literature? Journal of Adventist Education, Oct./Nov., p. 22-27, 2002.
MONCRIEFF, S. E. Adventists and fiction: another look. Dialogue, v. 8, n. 3, p. 9-12, 1996.
MORGAN-COLE, T. J. Stranger than fact. Adventist Today, 9/11/2010.
MOTT, F. L. Golden multitudes: the story of best-sellers in the United States. New York: Macmillan, 1947.
VELEZ-SEPULVEDA, D. Literature and life: teaching fictional literature in Adventist higher education. Mayaguez, Puerto Rico: Antillean Adventist University, 1993.
WALLER, J. O. Fiction, critical theory, and a graduate criticism course. In: DUNN, R. (Ed.). Seventh-day Adventists and literature. Riverside: Loma Linda University, Department of English, 1974.
WHITE, E. G. Counsels for the church. Washington: the trustees for the Ellen G. White Estate, 1991.
______. Conselhos aos professores, pais e estudantes. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2007a.
______. Fundamentos da educação cristã. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2007b.
______. Mente, caráter e personalidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
______. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2005.
______. Orietação da criança. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1995.
______. Testemunhos seletos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1984. v. 1.
______. Testemunhos seletos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1985. v. 3.
WOOD, J. The thrashy novel revisited: popular fiction in the age of Ellen G. White. Spectrum, n. 7, p. 16-24, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).