A divindade de cristo em João 14:28
PDF

Palavras-chave

divindade de Cristo
inferior
João
encarnação.

Como Citar

BENTO, S. F. A divindade de cristo em João 14:28. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 55, 2005. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/kerygma/article/view/355. Acesso em: 26 jul. 2025.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é esclarecer um dos pontos mais importantes para a fé cristã, a divindade de Cristo. Baseados no texto de João 14:28, em que Cristo diz: “pois o Pai é maior do que eu...”, muitos têm alegado que Cristo é inferior ao Pai. Portanto, por meio das evidências contextuais bíblicas, este trabalho visa responder as seguintes perguntas: É Cristo inferior ao Pai? Seria Ele um ser criado, um anjo, ou Ele é tão eterno quanto o Pai? Que implicações a encarnação de Cristo tem para a compreensão deste assunto?
PDF

Referências

ALAND, Kurt. The Greek New Testament. 4ª edição revisada. Germany: Deutsche Bibelgessellschaft United Bible Societies, 1994.

APOLINÁRIO, Pedro. Estudo de passagens com problemas de interpretação. Engenheiro Coelho, SP: Instituto Adventista de Ensino, 1988.

BALLARINI, Teodorico ed. Introdução à Bíblia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 1972.

Bíblia de estudo Almeida. Versão de João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada, 2ª edição. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

BRUCE, F. F. João – introdução e comentário. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1987.

CD-ROM Bible OnLine. Versão 2.0. Sociedade Bíblica Brasileira, Abril de 1999.

CD-ROM Bible Works. Versão 3.5 NT/95. Big Fork, MT: Hermeneutika Computer Bible Resesch Software, 1995.

Champlin, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado. Guaratinguetá, SP: Socie-dade Religiosa A Voz Bíblica, s.d.

Concordância fiel do Novo Testamento- grego-português. 2 vol. S. J. dos Campos, SP; Editora Fiel da Missão Evangélica Literária, 1994.

Concordância grego-espanhola el Nuevo Testamento. Barcelona: Editorial Mundo His-pano, 1976.

Enciclopédia delta universal. 14 vols. Rio de Janeiro: Editora Delta S.ª, s.d.

Enciclopédia mirador internacional. 20 vols. Enciclopaedia Britannica do Brasil Publica-ções Ltda., 1989.

HALLEY, Henry H. Manual bíblico – um comentário abreviado da Bíblia. Traduzido por David ª de Mendonça. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1971.

HARRIS, Ralph W. The New Testament Study Bible – John. Springfield, Missouri, U.S.A: The Complete Biblical Library, 1988.

HENRY, Mattheu. Comentário bíblico-exegético e devocional. Trad. Francisco Lacueva, Barcelona: Livros CLIE, 1987.

MARIOTTI, Frederico ª P. ed. Nuevo elicoio elico. Barcelona: Casa Bautista de Publicaciones, 1977.

PEREIRA, Isidoro. Dicionário grego-português e português-grego. 5ª edição. Porto: Li-vraria Apostolada da Imprensa, 1976.

RASI, Humberto M. Comentário elico adventista el sépitmo dia. 7 vols. Boise: Pacifc Press Publishing Association.

SANTOS, Bento Silva. Teologia do evangelho de são João. 10ª edição. Aparecida, SP: Editora Santuário, 1999.

Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:

  1. Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
  2. Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
  3. Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
  4. Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
  5. As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
  6. É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
  7. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
  8. Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
  9. Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
  10. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
  11. A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
  12. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).

Downloads

Não há dados estatísticos.