Convergência da práxis da escola sabatina com o modelo bíblico de discipulado

Autores

  • Erionildes Oliveira Chagas Universidad Peruana Unión, Lima, (Peru)

DOI:

https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v18.n1.pe1616

Palavras-chave:

Escola Sabatina, Convergência, Discipulado cristão, Práxis, Método, Modelo, Valores essenciais e complementares do discipulado

Resumo

A Escola Sabatina é o principal programa de educação religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sua relevância estratégica para a eclesiologia e missiologia adventista se assemelha ao que o discipulado foi para a igreja cristã apostólica: sua atividade mais importante. Semelhantemente ao modelo discipulador registrado no Novo Testamento, a práxis da Escola Sabatina contem valores essenciais e complementares do discipulado cristão. Este artigo apresenta uma análise bíblico-teológica baseada em livros, artigos e materiais acadêmicos, avaliando os princípios bíblicos do discipulado cristão e a convergência que há entre as práxis da Escola Sabatina e o método de discipulado desenvolvido por Jesus Cristo, amplamente praticado pela igreja cristã do primeiro século. 

Downloads

Biografia do Autor

Erionildes Oliveira Chagas, Universidad Peruana Unión, Lima, (Peru)

Doutorando em missiologia e mestre em teologia pela Universidad Peruana Unión, Lima, (Peru).

Referências

BOCK, Darrell. Baker Exegetical Commentary on The New Testament. Grand Rapids, MI: Baker Academic, 1994.

BONHOEFFER, Dietrich. The Cost of Discipleship. New York: A Thouchstone Book, 1995.

BRAUN, Roddy. 1 Chronicles. Waco, TX: Word, 1986. (Word Biblical Commentary).

BULLÓN, Alejandro. El Discipulado En Todos los Creyentes. Lima: Imprenta Unión, 2015.

BUTTRICK, George. The interpreter’s Bible: 005. Nashville: Abingdon Press, 1956.

BUTTRICK, George. The interpreter’s dictionary of the Bible: an illustrated encyclopedia. Nashville: Abingdon, 1962.

CHAGAS, Erionildes. El rol de la Escuela Sabática y su relación con el discipulado bíblico cristiano desde la perspectiva de Ellen G. White. 2019. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Unidad de Posgrado de Teología, Universidad Peruana Unión, Lima, 2019. Disponível em: https://repositorio.upeu.edu.pe/items/b848cf2d-2e97-4b2c-af6e-e31039735713. Acesso em: 02 out. 2024.

CHAGAS, Erionildes. Uma classe para o tempo do fim. Revista Adventista: p. 24-25, ago. 2022.

COENEN, Lothar; BROWN, Coenen. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 2000.

COLLINSON, Sylvia. Making Disciples: the significance of Jesus’ educational methods for today church. Carlisle, UK: Parternoster

Press, 2004.

DIRKSEN, Peter. Historical Commentary on the Old Testament. Dudley, MA: Peeters, 2005.

DOUGLASS, Herbert. Mensajera del Señor. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 2000.

FORTIN, Denis. Adventist concepts of discipleship and nonconformity. In: RASMUSSEN, Carol; SUDERMAN, Robert; JOHNSSON, William. Living the Christian Life in Today’s World: a conversation between mennonite world conference and the Seventh-day Adventist Church 2011-2012. Silver Spring: Public Affairs and Religious Liberty Department, General Conference of Seventh-day Adventists, 2014. p. 90-99. Disponível em: http://digitalcommons.andrews.edu/theology-christian-philosophy-pubs/77. Acesso em 03 mar. 2024.

IASD. Oneness in Christ. Adult Teachers Sabbath Scholl Bible Study Guide, ano 2018, out. – dez. 2018. Disponível em: https://www.adultbiblestudyguide.org/pdf.php?file=2018:4Q:TE:PDFs:ETQ418_00.pdf. Acesso em: 17 out. 2024.

HARRIS, Robert; ARCHER, Gleason; WALTKE, Bruce. Dicionário internacional de teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.

HASEL, Frank. O remanescente na teologia adventista contemporânea. In: RODRÍGUEZ, Ángel (org.). Teologia do remanescente: uma perspectiva eclesiológica adventista. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012. p. 160-180.

IASD. Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 23ª ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2022.

KIM, Un. A discipleship strategy for the Seventh-day Adventist Church in Korean. 1993. Tese (Doutorado em Teologia) – Seventh-day Adventist Theological Seminary, Andrews University, Berrien Springs, Michigan, 1993. Disponível em: https://digitalcommons.andrews.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1185&context=dmin. Acesso em: 02 out. 2024.

LANE, William. The Gospel of Mark. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1990. (The New International Commentary of the New Testament).

LARONDELLE, Hans. O Israel de Deus na profecia: princípios de interpretação profética. Engenheiro Coelho: Imprensa Universitária Adventista, 2002.

LESSING, Robert. Isaiah 40-55. Saint Louis, MO: Concordia Publishing House, 2011. (Concordia Commentary, A Theological Exposition of Sacred Scripture).

LINDSAY, Allan. Goodloe harper bell, pioneer of Seventh-Day Adventist educator. 1982. Tese (Doutorado em Teologia) – Seventh-day Adventist Theological Seminary, Andrews University, Berrien Springs, Michigan, 1982. Disponível em: https://digitalcommons.andrews.edu/dissertations/523/. Acesso em: 02 out. 2024.

MORRIS, Leon. The Gospel According John. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1971. (The New International Commentary of the New Testament).

NICHOL, F. (ed.). The seventh-day Adventist Bible commentary: volume 4. Washington, DC: Review and Herald, 1977.

NOLLAND, John. The Gospel of Matthew. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 2005. (The New International Greek Testament Commentary).

OLSEN, Mahlon. Sabbath School Department. General Conference Bulletin, v. 7, n. 5, p. 65-88, 1913. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Periodicals/GCSessionBulletins/GCB1913-05.pdf. Acesso em: 17 out. 2024.

OSWALT, John. The Book of Isaiah, Chapters 40-66. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1998. (New International Commentary on the Old Testament).

PETERSON, David. The Acts of the Apostles. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 2009. (The Pillar on the New Testament Commentary).

PIRES, Antonio. Contribuciones de Flora Plummer a los objetivos de la escuela sabática. 2016. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Unidad de Posgrado de Teología, Universidad Peruana Unión, Ñaña, Lima, 2016. Disponível em: https://eunice.fustero.es/libros/todosPDF/ContribucionDeFloraPlummerALosObjetivosDeLaEscuelaSabatica_AntonioGonsalvesPires.pdf. Acesso em: 02 out. 2024.

PLUMMER, Flora. From acorn to oak: a history of Seventh-day Adventist Sabbath School work. Washington, DC: Review and Herald, [1922].

PLUMMER, Flora. The soul winning Sabbath School. Washington, DC: Review and Herald, 1928.

REIS, Gildásio. O pastor e o discipulado: um apelo para os pastores resgatarem a mentoria espiritual. Fides Reformata, v. 18, n. 2, p. 33-48, 2013. Disponível em: https://cpaj.mackenzie.br/fides-reformata/fides-reformatada-2013-2011/fides-reformata-18-n2. Acesso em: 03 out. 2024.

SCHANABEL, Eckhard. Acts. Grand Rapids, MI: Zondervan, 2012. (Exegetical Commentary on the New Testament).

SCOTT, E. A strategy for motivating and equipping volunteers for evangelism in the Fresno Northwest Seventh-day Adventist Church. 2002. Tese (Doutorado em Teologia) – Seventh-day Adventist Theological Seminary, Andrews University, Berrien Springs, Michigan, 2002.

SIQUEIRA, Reinaldo. O discipulado no Antigo Testamento. In: RODRIGUÉZ, Álvaro; GRAF, Roy (ed.). Discipulado: reflexiones bíblicas, teológicas y prácticas. Lima: Ediciones Theologika, 2019. p. 13-31.

THOMPSON, G. Report of the sabbath school department. General Conference Bulletin, v. 7, n. 5, p. 65-88, 1913. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Periodicals/GCSessionBulletins/GCB1913-05.pdf. Acesso em: 17 out. 2024.

WESTERMANN, Claus. Isaiah 40-66: a commentary. Philadelphia, PA: The Westminster Press, 1969.

WHITE, Ellen. The responsibilities of parents and teachers. Sabbath School Worker, 1 abr. 1889. Disponível em: https://m.egwwritings.org/en/book/1625.82#82. Acesso em: 03 mar. 2024.

WHITE, Ellen. Education. Mountain View, CA: Pacific Press, 1903.

WHITE, James. An adress. The Youth’s Instructor, v. 1, n. 1, p. 2-8, 1852. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Periodicals/YI/YI18520801-V01-01.pdf. Acesso em: 17 out. 2024.

WHITE, James. Youth’s instructor. Review and Herald, v. 3, n. 8, p. 57-64, 1852. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Periodicals/RH/RH18520819-V03-08.pdf. Acesso em: 17 out. 2024.

WILKINS, Michael. Following the Master: A Biblical Theology of Discipleship. Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House, 1992.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

OLIVEIRA CHAGAS, E. Convergência da práxis da escola sabatina com o modelo bíblico de discipulado. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 18, n. 1, p. e1616, 2024. DOI: 10.19141/1809-2454.kerygma.v18.n1.pe1616. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/kerygma/article/view/1616. Acesso em: 5 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Teologia e Prática Religiosa Contemporânea