O conceito de ciência em Ellen G. White: a busca pela epistemologia cristã da verdade
PDF

Palavras-chave

Ciência
Filosofia
Ellen G. White
Bíblia
Metafísica

Como Citar

LUTZ, E.; LÜTZ, M. da G. F. O conceito de ciência em Ellen G. White: a busca pela epistemologia cristã da verdade. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 17, n. 1, p. e01583, 2023. DOI: 10.19141/1809-2454.kerygma.v17.n1.pe01583. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/kerygma/article/view/1583. Acesso em: 27 jul. 2025.

Resumo

A epistemologia cristã da ciência, sob a perspectiva de Ellen G. White, emerge como uma investigação crucial no contexto contemporâneo. Neste estudo, exploramos a abordagem de White, que distingue com clareza o genuíno do enganoso, alertando para os perigos da pseudociência e enfatizando a responsabilidade intrínseca de adotar somente o conhecimento verdadeiro. A problemática reside na influência crescente de interpretações incorretas da ciência na sociedade. Ao analisar as obras de White, revela-se uma ênfase persistente no discernimento rigoroso e no compromisso com a verdadeira ciência e a importância de buscar-se um contexto integral em sua formulação. Esse achado evidencia a relevância contínua de sua epistemologia para orientar a busca e aplicação do conhecimento científico, mitigando a disseminação de informações distorcidas. Conclui-se que a abordagem epistemológica de Ellen G. White oferece orientação inestimável na preservação da integridade científica e no cumprimento ético de nossa busca pelo saber.

https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v17.n1.pe01583
PDF

Referências

BACON, R. Opus Majus. Oxford: Clarendon press, 1897.

GALILEI, G. Il Saggiatore. Roma: Rome Giacomo Mascardi, 1623.

GÖDEL, K. Über formal unentschei sätze der principia mathematica und verwandter systeme i. Monatshefte für

Mathematik und Physik, v. 38, p. 173-198, 1931.

MAUPERTUIS, P. L. M. Les Oeuvres. Dresden: George Conrad Walther, 1752.

WHITE, E. G. Imperative Necessity of Searching for Truth. Review and Herald, 8 de novembro de 1892.

WHITE, E. G. Special Testimonies on Education. Silver Spring, Maryland, USA: Review and Herald Publishing Association, 1897.

WHITE, E. G. Olhando para o Alto. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 1983.

WHITE, E. G. Mensagens aos Jovens. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2004.

WHITE, E. G. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

WHITE, E. G. Patriarcas e Profetas. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2007a.

WHITE, E. G. Fundamentos da Educação Cristã. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2007b.

WHITE, E. G. Educação. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

WHITE, E. G. A Ciência do Bom Viver. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2013.

WHITE, E. G. O Grande Conflito. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2015.

WIGNER, E. The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences. Communications in Pure and Applied Mathematics, v. 13, n. 1, p. 1-14, 1960.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Eduardo Lutz

Downloads

Não há dados estatísticos.