Resumo
A epistemologia cristã da ciência, sob a perspectiva de Ellen G. White, emerge como uma investigação crucial no contexto contemporâneo. Neste estudo, exploramos a abordagem de White, que distingue com clareza o genuíno do enganoso, alertando para os perigos da pseudociência e enfatizando a responsabilidade intrínseca de adotar somente o conhecimento verdadeiro. A problemática reside na influência crescente de interpretações incorretas da ciência na sociedade. Ao analisar as obras de White, revela-se uma ênfase persistente no discernimento rigoroso e no compromisso com a verdadeira ciência e a importância de buscar-se um contexto integral em sua formulação. Esse achado evidencia a relevância contínua de sua epistemologia para orientar a busca e aplicação do conhecimento científico, mitigando a disseminação de informações distorcidas. Conclui-se que a abordagem epistemológica de Ellen G. White oferece orientação inestimável na preservação da integridade científica e no cumprimento ético de nossa busca pelo saber.
Referências
BACON, R. Opus Majus. Oxford: Clarendon press, 1897.
GALILEI, G. Il Saggiatore. Roma: Rome Giacomo Mascardi, 1623.
GÖDEL, K. Über formal unentschei sätze der principia mathematica und verwandter systeme i. Monatshefte für
Mathematik und Physik, v. 38, p. 173-198, 1931.
MAUPERTUIS, P. L. M. Les Oeuvres. Dresden: George Conrad Walther, 1752.
WHITE, E. G. Imperative Necessity of Searching for Truth. Review and Herald, 8 de novembro de 1892.
WHITE, E. G. Special Testimonies on Education. Silver Spring, Maryland, USA: Review and Herald Publishing Association, 1897.
WHITE, E. G. Olhando para o Alto. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 1983.
WHITE, E. G. Mensagens aos Jovens. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2004.
WHITE, E. G. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2007.
WHITE, E. G. Patriarcas e Profetas. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2007a.
WHITE, E. G. Fundamentos da Educação Cristã. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2007b.
WHITE, E. G. Educação. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
WHITE, E. G. A Ciência do Bom Viver. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2013.
WHITE, E. G. O Grande Conflito. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2015.
WIGNER, E. The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences. Communications in Pure and Applied Mathematics, v. 13, n. 1, p. 1-14, 1960.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Eduardo Lutz