O conceito de ciência em Ellen G. White: a busca pela epistemologia cristã da verdade
DOI:
https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v17.n1.pe01583Palavras-chave:
Ciência, Filosofia, Ellen G. White, Bíblia, MetafísicaResumo
A epistemologia cristã da ciência, sob a perspectiva de Ellen G. White, emerge como uma investigação crucial no contexto contemporâneo. Neste estudo, exploramos a abordagem de White, que distingue com clareza o genuíno do enganoso, alertando para os perigos da pseudociência e enfatizando a responsabilidade intrínseca de adotar somente o conhecimento verdadeiro. A problemática reside na influência crescente de interpretações incorretas da ciência na sociedade. Ao analisar as obras de White, revela-se uma ênfase persistente no discernimento rigoroso e no compromisso com a verdadeira ciência e a importância de buscar-se um contexto integral em sua formulação. Esse achado evidencia a relevância contínua de sua epistemologia para orientar a busca e aplicação do conhecimento científico, mitigando a disseminação de informações distorcidas. Conclui-se que a abordagem epistemológica de Ellen G. White oferece orientação inestimável na preservação da integridade científica e no cumprimento ético de nossa busca pelo saber.
Downloads
Referências
BACON, R. Opus Majus. Oxford: Clarendon press, 1897.
GALILEI, G. Il Saggiatore. Roma: Rome Giacomo Mascardi, 1623.
GÖDEL, K. Über formal unentschei sätze der principia mathematica und verwandter systeme i. Monatshefte für
Mathematik und Physik, v. 38, p. 173-198, 1931.
MAUPERTUIS, P. L. M. Les Oeuvres. Dresden: George Conrad Walther, 1752.
WHITE, E. G. Imperative Necessity of Searching for Truth. Review and Herald, 8 de novembro de 1892.
WHITE, E. G. Special Testimonies on Education. Silver Spring, Maryland, USA: Review and Herald Publishing Association, 1897.
WHITE, E. G. Olhando para o Alto. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 1983.
WHITE, E. G. Mensagens aos Jovens. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2004.
WHITE, E. G. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2007.
WHITE, E. G. Patriarcas e Profetas. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2007a.
WHITE, E. G. Fundamentos da Educação Cristã. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2007b.
WHITE, E. G. Educação. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
WHITE, E. G. A Ciência do Bom Viver. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2013.
WHITE, E. G. O Grande Conflito. Tatuí, SP, Brasil: Casa Publicadora Brasileira, 2015.
WIGNER, E. The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences. Communications in Pure and Applied Mathematics, v. 13, n. 1, p. 1-14, 1960.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Lutz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).