ASTRONOMIA E RELIGIÃO NA MESOPOTÂMIA: PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA EM UMA SALA DO 6º ANO
PDF

Palavras-chave

Civilização mesopotâmica
Ensino de história
PIBID
Jogo de tabuleiro.

Como Citar

Formiga, D. de O., Schunemann, H. E. S., de Paula, A. B. R., Melo, C. A. S., da Silva, P. S., & dos Santos Junior, W. B. (2018). ASTRONOMIA E RELIGIÃO NA MESOPOTÂMIA: PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA EM UMA SALA DO 6º ANO. Acta Científica, 26(2), 9–18. https://doi.org/10.19141/2236-2622.actacientifica.v26.n2.p9-18

Resumo

Estudar a civilização mesopotâmica é um tema comum aos docentes, pois faz parte do conteúdo para as aulas de história do Ensino Fundamental. Entretanto, a reflexão em relação à cultura desses povos é grandemente ensinada de maneira superficial, sobretudo no que diz respeito à astronomia e à religiosidade. Neste artigo, a partir de um jogo aplicado por estagiários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), buscaremos refletir sobre uma análise ainda pouco investigada. O objeto de estudo principal se pauta na compreensão de como esses povos se relacionavam com a astronomia e com a religião, de como esses fatores eram importantes para aquela sociedade, e de como esse assunto pode ser relevante para se aplicar em sala de aula (a partir da experiência dos alunos com o jogo de tabuleiro). É importante considerar também que muitos professores não possuem preparo para aplicar esse conteúdo em classe, dada a interdisciplinaridade que o assunto proporciona. Sendo assim, o levantamento proposto questiona também o modo como história e ciência podem ser ensinadas.

https://doi.org/10.19141/2236-2622.actacientifica.v26.n2.p9-18
PDF

Referências

ANDRADE, Débora El-Jaick. O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de história. História & Ensino, Londrina, v. 13, p. 91-106, 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2HXDYwL>. Acesso em: 24 jul. 2017.

AYMARD, A.; AUBOYER, J. História geral das civilizações I: o Oriente e a Grécia antiga 1 - civilizações imperiais do Oriente. Rio de Janeiro: Difel, 1977.

GAMA, L. D.; HENRIQUE, A. B. Astronomia na sala de aula: por quê? Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 9, p. 7-15, 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2rqUhbd>. Acesso em: 22 jul. 2017.

LIA, C. F.; BALEM, W. R. Os vivos, os mortos e os não nascidos: as religiões consideradas mortas e o ensino de história. Revista Latino-Americana de História, São Leopoldo, v. 2, n. 6, 2013, p. 137-149. Disponível em: <https://bit.ly/2rsjUrd>. Acesso em: 24 jul. 2017.

MARTINS, R. de A. Introdução: A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C.; (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2006. Disponível em: <https://bit.ly/2InLW1E>. Acesso em 25 jul. 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.